Troféu Joaquim Agostinho vai hoje para a estrada e etapa de amanhã termina na Lourinhã
- Desporto
- 11/07/2024 12:12
O 47º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho arranca esta tarde, pelas 17h00, com a realização do prólogo Turcifal - Turcifal (8 km). Amanhã, com a realização da primeira etapa, a prova velocipédica mais importante da nossa região vai terminar na Lourinhã, pelas 16h08 (horário indicativo da organização), depois dos ciclistas cumprirem 171 quilómetros e partirem da Foz do Arelho, no concelho das Caldas da Rainha, às 12h00. O Município da Lourinhã já anunciou restrições à circulação automóvel no concelho devido à chegada do pelotão. Esta é uma edição especial porque passam precisamente 40 anos da morte prematura daquele que foi o maior ciclista português de todos os tempos, o torriense Joaquim Agostinho. É a competição portuguesa de ciclismo que há mais anos consecutivos integra o calendário UCI (União Ciclista Internacional).
Num total de 520,2 km, repartidos pelo prólogo e três etapas, esta edição conta com 132 ciclistas inscritos de 19 equipas, seis delas estrangeiras. Trata-se da prova portuguesa há mais tempo inscrita no calendário da UCI (Union Cycliste Internationale) e volta a ser organizada pela UDO - União Desportiva do Oeste em parceria com o Município de Torres Vedras. A camisola amarela volta a ser patrocinada pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste (geral individual), contando ainda com as camisolas verdes (Transportes Vilas Boas, geral por pontos), Azul (Rações Valouro, geral da montanha), Branca (Colchões Bom Repouso (geral das metas volantes), Laranja (geral da juventude, IPDJ) e Castanha (classificação combinado, Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães).
As etapas desta edição são as seguintes:
Quinta-feira: 15h00, Prólogo Turcifal - Turcifal (8 km) tradicional prólogo com um contrarrelógio individual.
Sexta-feira: 1ª Etapa, 12h00, Foz do Arelho/Lourinhã (171 km, 16h08)
Sábado: 2ª Etapa, 11h45, Silveira/Torres Vedras (170,2 km, 16h00) - primeira passagem na meta às 14h50, circuito de quatro voltas
Domingo: 3ª Etapa, 11h30, Atouguia da Baleia/Alto do Montejunto (171 km, 16h00)
irá percorrer um total de 520,2 quilómetros nas estradas da região Oeste, distribuídos por um prólogo e três etapas em linha. A partida está agendada para 11 de Julho, com início às 15h00.
O pelotão vai contar com 20 equipas, seis das quais provenientes do estrangeiro. De Espanha chegam as ProTeams Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA e Equipo Kern Pharma, às quais se juntam a continental ARA Skip Capital, da Austrália, e duas equipas de clube: a Equipe de France Militaire (França) e a Selecção do Panamá. A lista fica completa com as nove equipas continentais portuguesas: ABTF-Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Aluminios-Marcos Car, Efapel Cycling, GI Group Holding-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Sabgal-Anicolor e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua. E com quatro equipas nacionais de clube: CC Lolé-Matdiver (Sub 23), Óbidos Cycling Team (sub-23), Porminho Team (Sub 23) e Portos Windmob (Sub 23).