Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ucrânia: Mais de 34.500 pedidos de protecção temporária aceites pelo SEF

SEF Ucrania

O SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras já atribuiu protecção temporária a 34.562 cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, segundo a última actualização feita por esta polícia.

Segundo os dados do SEF, do total de pedidos de protecção temporária aceites pelas autoridades portuguesas 23.144 dizem respeito a mulheres e 11.418 a homens. Do total de protecções temporárias concedidas, 11.775 dizem respeito a menores, acompanhados e não-acompanhados.

“Desde o início do conflito, o SEF já comunicou ao Ministério Público 607 menores que se apresentaram na presença de outra pessoa que não o seu progenitor ou representante legal comprovado, sem perigo actual ou iminente”, adiantou o SEF.

À Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) foi comunicada a chegada de “15 menores não acompanhados e/ou na presença de outra pessoa que não o seu progenitor ou representante legal comprovado, em perigo actual ou iminente”. Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Albufeira são os municípios com mais protecções temporárias concedidas. “Quanto a certificados de autorização de residência ao abrigo do regime de protecção temporária, contendo números de utente de saúde, de segurança social e de identificação fiscal atribuídos pelas respetivas entidades, o SEF já emitiu 28.892”, adianta ainda o SEF em comunicado.

O SEF tem uma plataforma 'online', em três línguas, para pedidos de protecção temporária por residentes ucranianos, disponível em https://sefforukraine.sef.pt.

Texto: ALVORADA com agência Lusa