29/05/2017 - 16:24
Primeira PáginaAssinaturasContactos
  Pesquisar Notícias
Notícias
Região
Sociedade
Economia/Gestão
Saúde
Cultura

Desporto
Segurança
Agricultura
Mulher
Opinião
Igreja

Agenda
Associações
Autarquias
Bibliografia
Classificados
Discografia
Directório
Links
Lista Telefónica
Necrologia



As últimas notícias de primeira página -> http://www.alvorada.pt/rss.php

As últimas notícias de primeira página -> http://www.alvorada.pt/rss.php



Cultura

Começou o festival literário ‘Livros a Oeste’

Última alteração dia
2017-05-09 às 16:21:14


Imprimir NotíciaComeçou o festival literário ‘Livros a Oeste’

Decorreu hoje de manhã a abertura oficial do festival literário ‘Livros a Oeste’, com a presença de largas dezenas de convidados e alunos de escolas do concelho, que se quiseram associar ao arranque de mais uma edição desta iniciativa cultural do Município da Lourinhã.


O mote foi dado pelo grupo Ribombar, que começou por animar as ruas da Lourinhã, levando depois o rufar dos seus tambores até ao auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, onde decorreu a sessão inaugural. As boas vindas foram dadas pelo vereador Fernando Oliveira, do Município da Lourinhã, e pelo programador do ‘Livros a Oeste’, João Morales.

O destaque dos intervenientes foi para a amplitude deste festival destinado a todos os públicos e para a importância do envolvimento das escolas, que vão acolher diversas iniciativas do programa, protagonizando de igual modo momentos culturais ao longo da iniciativa.

Foi, igualmente, realçada a formação (Re)Criar Narrativas, que decorre até sábado, envolvendo educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário e docentes do Ensino Especial. O tema ‘Ler é Viver’ (outras vidas) foi, também, referido, enquanto síntese das múltiplas possibilidades da escrita e da leitura - campos férteis para a imaginação e para a própria criação artística e literária. Fernando Oliveira e João Morales convidaram o público a desfrutar das muitas actividades em agenda, que decorrem em vários espaços culturais do município: conferências, conversas com autores, feira do livro, apresentações de obras literárias e espectáculos, entre outras iniciativas.

A par das intervenções, a sessão foi ainda marcada por diversos momentos culturais e de animação, muito aplaudidos pelo público presente. Foram os casos das actuações do Grupo de Dança do Desporto Escolar da Escola Secundária da Lourinhã, ‘The Originals’, e dos alunos do Curso Articulado de Música do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente.




Voltar     Topo


CotoNet, Lda