22/09/2017 - 21:44
Primeira PáginaAssinaturasContactos
  Pesquisar Notícias
Notícias
Região
Sociedade
Economia/Gestão
Saúde
Cultura

Desporto
Segurança
Agricultura
Mulher
Opinião
Igreja

Agenda
Associações
Autarquias
Bibliografia
Classificados
Discografia
Directório
Links
Lista Telefónica
Necrologia



As últimas notícias de primeira página -> http://www.alvorada.pt/rss.php

As últimas notícias de primeira página -> http://www.alvorada.pt/rss.php



Cultura

Os combatentes lourinhanenses na Grande Guerra

Última alteração dia
2017-03-19 às 00:00:00


Imprimir NotíciaOs combatentes lourinhanenses na Grande Guerra

A Biblioteca Municipal vai receber entre os dias 12 de Junho e 12 de Julho a exposição ‘Lourinhã na I Guerra - Memórias Locais’, uma iniciativa do Arquivo Municipal com o apoio da Intervenção Sócio-Cultural do Município da Lourinhã.


Esta exposição pretende mostrar à comunidade vários documentos oficiais, testemunhos de familiares, objectos e fotografias dos 119 soldados lourinhanenses que estiveram em combate na I Guerra Mundial (1914-1918).

A mostra tem como grande objectivo sensibilizar quem tiver algum familiar que tenha participado neste conflito bélico ou guarde recordações ou documentos deste período para ajudar o município a construir a história dos lourinhanenses que viveram a Grande Guerra.

Este projecto está a ser desenvolvido desde 2015 e os intervenientes têm, desde essa altura, descoberto familiares desses participantes e tomado contacto com histórias, fotografias, outros documentos, peças de vestuário e objectos relacionados com os militares e com a participação dos lourinhanenses neste conflito mundial. As pessoas poderão também deixar o seu testemunho e forma de contacto na Junta de Freguesia da sua área de residência ou contactar directamente o Arquivo Municipal através do número telefónico 261 410 163 ou por correio electrónico para arquivo@cmlourinha.pt.

Este projecto municipal decorre até 2018 e as recolhas efectuadas até ao momento podem ser vistas nesta exposição. Todas as fotografias entregues bem como os objectos serão depois devolvidos aos seus proprietários. Esta acção conta ainda com o apoio das Juntas de Freguesia e de familiares dos antigos combatentes.




Voltar     Topo


CotoNet, Lda