29/05/2017 - 16:21
Primeira PáginaAssinaturasContactos
  Pesquisar Notícias
Notícias
Região
Sociedade
Economia/Gestão
Saúde
Cultura

Desporto
Segurança
Agricultura
Mulher
Opinião
Igreja

Agenda
Associações
Autarquias
Bibliografia
Classificados
Discografia
Directório
Links
Lista Telefónica
Necrologia



As últimas notícias de primeira página -> http://www.alvorada.pt/rss.php

As últimas notícias de primeira página -> http://www.alvorada.pt/rss.php



Região

Exposição do Museu da Lourinhã viaja até França

Última alteração dia
2017-03-09 às 00:00:00


Imprimir NotíciaExposição do Museu da Lourinhã viaja até França

No âmbito do protocolo de geminação existente entre os Municípios da Lourinhã e de Deuil-la Barre (França), o Museu da Lourinhã e estas duas entidades abraçaram o projecto de levar de novo a Lourinhã a terras francesas, através da realização de uma exposição temporária de paleontologia intitulada ‘Os Dinossauros da Lourinhã em Deuil-la Barre’.


Esta exposição decorrerá entre os dias 18 de Março e 8 de Abril, simultaneamente em dois espaços distintos da vila francesa.

Num dos espaços o público poderá apreciar vários fósseis e réplicas de algumas das espécies mais emblemáticas da Lourinhã, como sejam o ‘Lourinhanosaurus antunesi’, o ‘Miragaia longicollum’ ou o ‘Zby atlanticus’. Também estarão presentes réplicas de crânios de ‘Ceratossauro’ e ‘Brachiosauro’, ossos longos doutras espécies, pegadas e invertebrados, assim como de ovos de dinossauros.

Na outra sala, dirigida principalmente ao público mais novo, a exposição irá funcionar como um complemento contextual e pedagógico. O que é a geologia, o que é a paleontologia, porque a Lourinhã é tão rica em fósseis de dinossauro? São algumas das perguntas a que a exposição irá responder. As crianças poderão tocar em réplicas e até mesmo num fóssil, simular a descoberta e a escavação de fósseis numa caixa de areia. Serão ainda organizados ‘ateliers’ para os mais novos, a fim de encenarem trabalhos de preparação de fósseis.

Dois dos investigadores lourinhanenses, Octávio Mateus e Bruno Pereira, irão estar presentes em dois momentos distintos, para apresentarem a riqueza do espólio da Lourinhã e de Portugal. Outros investigadores franceses também irão conferenciar sobre temas da paleontologia.




Voltar     Topo


CotoNet, Lda