Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Horticultores do Oeste querem estratégia regional para combater falta de água na agricultura

Semana Horticola do Oeste 19042022

A criação de uma ‘task force’ com várias entidades públicas e privadas para estudar soluções para o fornecimento de água aos agricultores da nossa região foi sugerida durante a 9ª Semana Hortícola do Oeste que decorreu ao longo da manhã no pavilhão desportivo da Casa do Povo da Lourinhã. A proposta foi apresentada pelo presidente da AIHO - Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, Sérgio Ferreira, como forma a ultrapassar o impasse sobre a gestão estratégica da água, que deu nome a este encontro que reuniu na vila lourinhanense várias dezenas de horticultores oestinos.

Neste encontro, o delegado regional do Oeste da Direcção-Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Paulo Monteiro, dissertou sobre o Projecto Regadio Oeste, que contempla seis projectos que vão ser aprofundados para poderem ser concretizados com apoios públicos até 2030, um dos quais está apontado para o concelho da Lourinhã. O presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho, intervindo na sessão, prometeu que a autarquia irá financiar a realização dos estudos para a realização desta obra importante para os produtores agrícolas do concelho.

Na sessão de encerramento, o director regional de Agricultura, José Lacerda Fonseca, destacou que para a concretização de novos investimentos na área do regadio é imprescindível o envolvimento e participação activa dos agricultores. “Na essência estamos convosco”, comprometeu-se o responsável da estrutura desconcentrada do Ministério da Agricultura.

A 9ª Semana Hortícola do Oeste foi organizada pela AIHO com o apoio do COTHN - Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional. A iniciativa teve como principal objectivo divulgar a horticultura de ar livre e estufa da região Oeste, permitindo promover um espaço de debate, divulgação científica, tecnológica e empresarial, de modo a contribuir para a competitividade e desenvolvimento sustentável de toda a fileira hortícola. Este ano o tema principal foi a ‘Gestão Estratégica da Água’, pretendendo apresentar soluções actuais e futuras para as diferentes problemáticas.

Durante a tarde foram realizadas visitas técnicas às empresas Pé da Planta (Casal Caldeira, São Bartolomeu dos Galegos), Tri Linevegetal (Lourinhã) e Biofrade (Casal Frade, Lourinhã).

Notícia desenvolvida na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA