Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bispo de Leiria-Fátima confirma “vontade” do Papa Francisco de estar no Santuário em 2023

santuario de fatima

O Bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, revelou hoje que o Papa Francisco lhe transmitiu a vontade de visitar o Santuário de Fátima no próximo ano, no âmbito da sua deslocação a Portugal para encerrar a Jornada Mundial da Juventude.

Em mensagem enviada aos participantes na 89.ª Peregrinação Diocese de Leiria-Fátima ao Santuário, D. José Ornelas, que se encontra infectado com Covid-19 em Roma, onde se deslocou para um encontro com o Papa, escreveu que Francisco “reconfirmou a sua vontade de vir a Fátima, no âmbito dessa manifestação de fé e testemunho dos jovens cristãos de todo o mundo [Jornada Mundial da Juventude]”. “Respondendo ao seu apelo, queremos ser uma Diocese aberta e acolhedora desses jovens que peregrinarão até Fátima no âmbito do encontro mundial em Lisboa”, acrescentou José Ornelas na sua mensagem lida aos peregrinos presentes no santuário.

Por se encontrar infectado com Covid-19, o bispo ficou impedido de estar na peregrinação diocesana, que seria a primeira enquanto bispo de Leiria-Fátima, cujas cerimónias estão a ser presididas pelo Cardeal D. António Marto, bispo emérito da diocese.

Numa mensagem dirigida pelo bispo aos participantes na peregrinação, José Ornelas revelou que foi infectado em Roma, onde se deslocou para um encontro com o Papa Francisco. “Encontro-me bastante bem, com sintomas ligeiros e sentindo o cuidado fraterno excelente da comunidade dos padres do Colégio Português. Espero poder regressar à Diocese na próxima semana”, afirmou na mensagem lida aos peregrinos presentes no recinto do santuário.

No texto, D. José Ornelas lembrou, também, “as pessoas que se encontram afectadas pela Covid-19 na Casa Diocesana do Clero [em Fátima]”, e manifestou-se “muito satisfeito” por ser o Cardeal António Marto “a presidir a esta peregrinação anual, depois de dois anos de interrupção”. “Ele que guiou a Diocese neste período difícil da pandemia é também quem preside ao recomeçar desta bela tradição da nossa Diocese”, escreveu o bispo, deixando ainda uma mensagem “a quem precisa e a quem é excluído e condenado”, para que a Igreja seja “acolhedora, reconciliadora e missionária”.

“Saúdo de modo especial os jovens que nos estão a motivar e movimentar para a Jornada Mundial da Juventude. Em Fátima, a nossa Diocese abre-se à universalidade da Igreja e ao acolhimento dos que procuram a face de Deus, através da sua Mãe carinhosa”, acrescentou D. José Ornelas.

D. José Ornelas está à frente da Diocese de Leiria-Fátima desde 13 de Março, tendo substituído no cargo D. António Marto que, à beira de atingir os 75 anos, pediu a resignação ao Papa Francisco. Antes de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, que é o actual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, foi Bispo de Setúbal.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)