Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Hotel Star inn Peniche aposta nos desportos de ondas com projecto ecológico

Hotel Star inn Peniche

A secretária de Estado do Turismo elogiou esta quarta-feira, em Peniche, a capacidade dos agentes hoteleiros na criação de projectos turísticos mais sustentáveis e inovadores, envolvendo também as populações locais, contribuindo assim para uma boa imagem que o país está a ter nos mercados internacionais. Ana Mendes Godinho falou durante a cerimónia de apresentação da remodelação do Hotel Star inn Peniche, do grupo Hoti Hotels. Localizado defronte da Praia da Cova da Alfarroba, junto à estrada Peniche – Baleal, trata-se de uma unidade de três estrelas com 102 quartos. Associaram-se à cerimónia, entre outros convidados, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e o presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino. A governante, que agradeceu o contributo dos penichenses no bom acolhimento dos muitos turistas que têm passado pelo concelho, destacou que “se hoje em dia somos um ‘case-study’ internacional, muito o surf e cada vez mais estas actividades ligadas ao mar têm contribuído para isso”, adiantando que “queremos que Portugal seja o país mais sustentável do mundo e, não tenhamos dúvidas, é a procura turística que vai exigir isso”.

As obras de remodelação desta unidade hoteleira, o antigo Hotel Soleil Peniche, apostaram num conceito mais ecológico e amigo do ambiente. Algum do mobiliário foi construído com recurso a plástico reciclado e em todos os quartos é feito um apelo à reciclagem dos resíduos. Para breve está a instalação de um conjunto de painéis fotovoltaicos que permitirão, fruto de uma parceria com uma empresa do sector, poupar cerca de 250 mil euros num espaço de 25 anos, reduzindo a dependência da energia eléctrica contratada no mercado. Orçadas em cerca de 1,5 milhões de euros, as obras beneficiaram do apoio de uma candidatura da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta que foi lançada em 2016 pelo Turismo de Portugal. Registe-se que as obras decorreram durante o funcionamento normal do hotel que apenas esteve encerrado um mês.

O ‘Star inn Peniche’, a terceira unidade hoteleira da marca depois de Lisboa e Porto, baseia-se num conceito moderno, descontraído e informal, com assinatura do administrador do grupo Miguel Caldeira Proença. Aposta, sobretudo, no alojamento de surfistas e outros desportistas náuticos que aqui têm condições especiais para praticarem a modalidade, como os cacifos próprios para guardarem as pranchas. Mas também está virado para as férias em família, tendo em conta a localização do hotel e as infraestruturas que dispõe, nomeadamente uma piscina interior e outra exterior. O projecto pretende também dar visibilidade e vida à comunidade, nomeadamente aos artistas locais, razão pela qual uma das fachadas tem um mural pintado pelo artista Wilson Alexandre (conhecido pela pintura da onda gigante no Molhe Leste da Praia dos Supertubos), inspirado numa obra do pintor penichense Antero Anastácio.

Noutra fachada foram colocadas 12 pranchas de surf em colaboração com a ‘Vulture Surf Boards’, empresa penichense que se dedica a fazer pranchas de surf, cujos desenhos pintados foram selecionados num concurso promovido pelo hotel. As pranchas estão à venda dentro do hotel, são vendidas pela escola de surf ‘Special Surf 78’, revertendo 50 euros por cada venda para os artistas cujos designs ganharam o concurso. Uma das vencedoras foi a jovem lourinhanense Micaela Jerónimo, de 22 anos, antiga estudante na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, que ficou em segundo lugar.

O Grupo Hoti Hotéis, com 100% de capital português, é o terceiro maior grupo hoteleiro com presença nacional, funcionando numa Rede de Empresas. Tendo iniciado a sua actividade em 1978, conta com unidades hoteleiras em Lisboa, Porto, Figueira da Foz, Espinho, Viseu, Matosinhos, Aveiro, Funchal, Braga, Leiria, Costa da Caparica, Setúbal, Peniche e Funchal. No seu portfólio tem as marcas Tryp, Meliá e Star inn. Está também presente, no estrangeiro, na Guiné-Bissau e em Moçambique. Esta unidade hoteleira em Peniche surge no seguimento da estratégia de crescimento do Grupo Hoti Hoteis, que pretende investir 110 milhões de euros até 2020.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA