Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã apresenta publicamente ‘Carta do Associativismo Local’

cml

Está agendada para esta quinta-feira, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Município, a apresentação oficial da ‘Carta do Associativismo Local’, anunciou a edilidade numa nota enviada ao ALVORADA. Trata-se de um documento de diagnóstico e estratégia composto por quatro linhas estruturantes: caracterização das associações locais; recursos existentes; futuro do associativismo na Lourinhã - linhas estratégicas de actuação; e boas práticas do associativismo local na Lourinhã.

A CAL integra um levantamento das associações do concelho e finda com uma estratégia desenhada, em conjunto com as associações, a ser aplicada num futuro próximo. O documento contempla um conjunto de eixos que virão a ser trabalhados em grupos, constituídos por membros de várias associações, de forma a que, a partir do início do próximo ano, se possam desenhar vários projectos que têm por base a dinamização do associativismo local.

A autarquia sublinha que o processo para a redinamização do movimento associativo local teve início a 25 de novembro de 2017 com a realização de um encontro, dirigido às associações do concelho, sob o mote ‘Associativismo como forma de desenvolvimento comunitário’. “Tratou-se de uma iniciativa que visou apresentar um conjunto de boas práticas de intervenção associativa, lançando ideias para a inovação e progresso do movimento associativo no concelho de forma a repensar o papel e posicionamento das associações na comunidade. Este encontro constituiu uma acção de formação creditada: ‘Formação contínua de treinadores - Componente de formação geral’”, destaca a edilidade.

Desde então deu-se início a um conjunto de encontros com as associações locais de forma a promover momentos de discussão, partilha e participação para enformar o referido documento que se quis participado. A realização de um um segundo encontro sobre o associativismo, que teve lugar no dia 11 de Dezembro de 2017, através da realização do ‘workshop’ intitulado ‘Que Associativismo para a Lourinhã?’, no qual foram foram identificadas, pelas associações presentes, vários problemas e necessidades e, ainda, definidas as linhas orientadoras e de intervenção.

Realizaram-se também três reuniões de trabalho entre o Município da Lourinhã, a empresa Logframe e as associações e instituições do concelho, que tiveram lugar já durante este ano. Durante este período foi ainda realizado um inquérito às associações e instituições do concelho - ao qual responderam 58 associações - sobre a ‘Carta do Associativismo Local’, e que serviu de base ao trabalho desenvolvido e à elaboração do documento que será apresentado publicamente esta quinta-feira.

“Todo o trabalho realizado tem sido promovido pelo Município da Lourinhã, que procurou projetar uma dinâmica conjunta, de interação e partilha, com as associações do concelho, no sentido de fazer prosperar o movimento associativo concelhio”, conclui o comunicado da Câmara Municipal.

Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)