Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Recicladas mais de 15 toneladas de lixo no ‘Meo Rip Curl Pro Portugal’ em Peniche

Reciclagem Meo Rip Curl

A recolha de resíduos urbanos recicláveis durante o evento ‘Meo Rip Curl Pro Portugal 2018’, que decorreu na Praia dos Supertubos, em Peniche, superou as 15 toneladas, o tripo do conseguido no ano passado.

Segundo os dados revelados esta terça-feira pelo Município de Peniche, em comunicado enviado ao ALVORADA, a auditoria ambiental do evento revela que foram superadas as melhores expectativas.

“De facto, foi a forte aposta conjunta da Câmara Municipal de Peniche no aumento do número de ecopontos de praia e de interior e em operativamente garantir que a maior quantidade possível de vidro, papel/cartão e embalagens de plástico/metal era encaminhada para destino final adequado, da Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A. na sensibilização aos estabelecimentos comerciais e no aumento do número de ecopontos deste Eco-Evento, da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste na sensibilização aos visitantes e recolha de resíduos urbanos recicláveis no areal e da Ocean PT Events, S.A.”, sublinha a autarquia.

A recolha de 15.400 kg de resíduos urbanos recicláveis foi assim repartida: 2.350 kg (15%) de papel e cartão, 23.00 kg (15%) de embalagens de plástico e metal e 10.750 kg (70%) de vidro foram enviados para o Centro de Triagem da Valorsul para serem preparados para a entrega à indústria recicladora.

Em termos globais estimam-se que tenham sido produzidos 27.720 kg de resíduos urbanos no evento deste ano, em Peniche, incluindo as fases de montagem, período de prova e desmontagem, sendo que a maior parte foi enviada para reciclagem (56%), evitando-se a deposição em aterro sanitário e assegurando-se a adequada gestão de resíduos desta prova mundial de surf. que foi apoiada, entre outras instituições, pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Fotografia: Direitos Reservados