Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presidente da República visitou Escola de Sargentos do Exército nas Caldas da Rainha

Escola de Sargentos do Exercito

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido esta segunda-feira na ESE - Escola de Sargentos do Exército, nas Caldas da Rainha, onde, na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas, elogiou a competência e profissionalismo dos sargentos do Exército, considerando-os factores decisivos para o sucesso das missões internacionais em que Portugal se tem envolvido.

O Chefe de Estado destacou ainda, na instituição castrense comandada pelo coronel Gonçalo Azevedo, a formação que é aqui ministrada aos militares e frisou que há exigência no ingresso, como seja uma classificação positiva. Um sinal dado em resposta a uma notícia avançada esta segunda-feira pelo Diário de Notícias, que deu conta que o Exército autorizou a admissão de candidatos com notas negativas para o actual curso de formação de sargentos dos quadros permanentes, a decorrer desde Setembro na ESE.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa à ESE teve por base a apresentação do projecto-piloto que está qui a decorrer e que pela primeira vez habilitará os alunos com formação de nível 5, equivalente a um Curso Técnico Superior Profissional. Para além de uma visita às instalações do Centro de Línguas do Exército, o Presidente da República assistiu a uma demonstração de actividades de treino físico e aplicação militar.

Esta visita de Marcelo Rebelo de Sousa esteve inicialmente prevista para 23 de Março mas acabou por ser adiada por motivos de agenda. Ocorreria na véspera da inauguração em frente a um dos portões do quartel de um monumento evocativo da revolta militar de 16 de Março de 1974, que antecedeu a Revolução de 25 de Abril, mas o motivo da deslocação não estaria relacionado com a efeméride.  A ESE é único quartel militar das Forças Armadas existente na região Oeste.

Considerada como a ‘casa-mãe’ dos sargentos do Exército, a ESSE é um Estabelecimento de Ensino Militar que tem como missão assegurar a preparação militar, sócio-cultural, científica e técnica necessária ao ingresso e progressão na carreira de sargentos do Quadro Permanente. Avalia e desenvolve, através do Centro de Línguas do Exército, o Nível de Proficiência Linguística dos militares e civis do Exército.

A Escola de Sargento do Exército foi criada formalmente em 1 de Outubro de 1981, no quartel do extinto Regimento de Infantaria 5 (RI5), em Caldas da Rainha, onde passaram a ser ministrados os cursos de formação de Sargentos, com vista ao ingresso ao quadro permanente, e os curos de progressão na carreira: Curso de Promoção a Sargento-Chefe e curso de promoção a Sargento-Ajudante. A esta Escola foi, entretanto, atribuída a missão da formação dos Cursos de Formação dos Sargentos em regime de Contrato e de Voluntariado do Exército, recuperando a tradição da formação dos Sargentos milicianos que ocorreu durante vários anos no RI5, unidade da qual a ESE é fiel depositária das tradições e valores.

Fotografia: Direitos Reservados