Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Fim-de-semana recheado de actividades no âmbito da 7ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

iniciativasquinzena

Os últimos dias ficaram marcados por diversas actividades no âmbito da 7ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, que decorre até ao próximo dia 25, domingo, em 14 restaurantes do nosso concelho (ementas e restaurantes aderentes em www.cm-lourinha.pt).

No dia 15, quinta-feira, foi inaugurada a exposição de pintura ‘Aguardente DOC Lourinhã & Arte’ que está patente na Adega Cooperativa da Lourinhã até dia 25. A mostra reúne trabalhos de Cláudia Ferro, Dália Cordeiro, Herberto Gomes, Jorge Rebelo, Lena Poinha, Nuno Confraria, Lita Duarte e Vítor Fernandes (VIFER).

Numa iniciativa de promoção e apresentação desta 7ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã à imprensa, o chef Chakall Noir realizou na tarde da passada sexta-feira, um showcooking no Espaço Sabores Lourinhã. Os pratos apresentados foram ‘Pato com Aguardente DOC Lourinhã e Pêra Rocha’ e uma sobremesa de ‘Abóbora conservada em calda de Aguardente DOC Lourinhã e queijo fresco’.

Neste evento estiveram presentes os representantes dos dois produtores de aguardente da Região Demarcada, ACL - Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol e os pratos foram confeccionados com a aguardente de ambos os produtores. O showcooking contou ainda com a presença de meios de comunicação da imprensa local e nacional, da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação, do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, e dos vereadores em regime de permanência, José Tomé e João Serra.

Este sábado voltou a realizar-se o Dia Aberto da ACL - Adega Cooperativa da Lourinhã que contou com a presença de 80 pessoas participantes que ouviram uma explicação acerca dos processos de destilação e produção da aguardente e uma prova final, acompanhadas por Miguel Móteo.

Nádia Santos e João Pedro Catela, da ACL, fizeram ainda uma visita guiada às caves da adega. Já o vereador em regime de permanência, João Serra, conduziu a sessão de abertura, elogiando o produto e os lourinhanenses que têm trabalho para o promover, criando novos produtos através da Aguardente DOC Lourinhã.

No final foram sorteados entre os participantes, ‘vouchers’ para os restaurantes aderentes à 7ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã e duas garrafas de aguardente, oferecidas pela ACL e pelo Município da Lourinhã.

Por fim, este domingo, foi a vez da lourinhanense Sílvia Batista, da empresa Doce Lourinhã, realizar uma demonstração de técnicas de confecção de doçaria com Aguardente DOC Lourinhã, realizada no Espaço Sabores da Lourinhã. ‘Mimo de coco com crocante de noz pecan flambeada com Aguardente DOC Lourinhã’, ‘Pannacotta de Aguardente DOC Lourinhã com frutos vermelhos’ e ‘Trufas de chocolate de leite e avelã aromatizadas com Aguardente DOC Lourinhã’ fizeram as delícias de quem participou na iniciativa.

Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA