Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste apoia Leiria para Capital Europeia da Cultura 2027

site oestecim

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste não vai apresentar uma candidatura para acolher a Capital Europeia da Cultura 2027. Apesar do interesse ter sido manifestado em Abril, ainda chegou a ser equacionada uma candidatura conjunta com o Município de Leiria, que também tinha anunciado a vontade de se candidatar a este evento e que pediu ajuda ao Oeste.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Folgado, presidente da OesteCIM, referiu que “o presidente da Câmara de Leiria pediu-nos apoio e, como estamos muito atrasados em termos de estudo e Leiria está mais adiantada, já tem actividades planificadas e tem uma estratégia definida, deixámos de ter a intenção de nos candidatarmos a Capital Europeia da Cultura para apoiar Leiria”. Também a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria declarou “apoio incondicional” à candidatura, o mesmo devendo acontecer com os municípios de Ourém e Tomar.

É ponto assente, na OesteCIM, que caberá a cada um dos 12 municípios avaliar a cooperação a estabelecer com o Município de Leiria no âmbito deste processo. Na última terça-feira, dia 13, a Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou vir a estabelecer uma parceria com Leiria nesse sentido e o presidente Carlos Bernardes revelou publicamente no início do mês que vê esta candidatura “com muito entusiasmo”.

No caso do apoio e envolvimento da Câmara Municipal da Lourinhã neste processo, o ALVORADA sabe que na próxima semana decorrerá uma reunião em Leiria para aprofundar os termos de uma eventual cooperação com a edilidade presidida por Raul Castro e só depois de uma ponderação emitirá uma opinião formal sobre esta questão.

Em cima da mesa está uma candidatura que deverá envolver um orçamento financeiro muito avultado - alguns milhões de euros - e há municípios oestinos que, desde a primeira hora, mostraram reservas em querer avançar com uma candidatura em nome da OesteCIM.

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objectivo a promoção de uma cidade da Europa por um período de um ano.

Mais informação na próxima edição impressa do ALVORADA
Texto: Paulo Ribeiro/ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)