Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

IPMA emite aviso amarelo de calor para distritos de Leiria e Lisboa, Governo proíbe queimadas e AMN alerta banhistas para perigo

mar

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) emitiu hoje aviso amarelo de tempo quente para os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal e de agitação marítima para o distrito de Faro este fim-de-semana. O IPMA avisa para a "persistência de valores elevados" nos três distritos com avisos de tempo quente, válidos a partir das 10h00 de domingo até às 10h00 de segunda-feira.

As previsões meteorológicas apontam para uma subida da temperatura, entre sábado e segunda-feira, com valores que poderão atingir os 37 graus centígrados, em algumas zonas do país, afirmou o IPMA. Prevê-se a partir de hoje um aumento da temperatura máxima, a atingir valores perto dos 30°C, nas regiões do Vale do Tejo e Alentejo.

Já no domingo, a previsão é de que as temperaturas máximas estarão próximas ou acima dos 30°C, em praticamente todo o território, sendo que na região do Vale do Tejo e Alentejo a temperatura máxima irá pontualmente atingir valores entre os 35°C e 37°C. O IPMA prevê também uma “pequena subida das temperaturas mínimas, que deverão atingir entre os 10°C e os 15°C nas regiões Norte e Centro e os 15°C e os 20°C na região Sul”.

Entretanto, o Governo assinou um despacho que proíbe a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração entre sábado e terça-feira, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal. Esta decisão conjunta do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, surge na sequência das previsões meteorológicas que dão para o continente temperaturas superiores a 30º e elevado risco de incêndio.

Numa nota, o Governo destaca que esta decisão resulta das informações do (IPMA) sobre o agravamento do risco de incêndio para a globalidade do território do continente. Decorre ainda do aviso à população da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) sobre o perigo de incêndio rural segundo a ANPC. “Do comunicado técnico-operacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que determina a passagem ao Estado de Alerta Especial Azul, que passará a ‘Amarelo’ às 00h01 de domingo, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal”, adianta a mesma nota.

Já A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou a população para os cuidados a ter nas praias, devido à previsão de tempo quente neste fim-de -semana, explicando que ainda apresentam “efeitos da agitação marítima de Inverno”. A previsão de tempo quente pode convidar a população a frequentar as praias, contudo a AMN alerta para “os cuidados a ter e para a importância da adoção de um comportamento de segurança”, refere em comunicado.

Segundo o documento, é necessário ter em conta que as praias “apresentam ainda efeitos da agitação marítima do Inverno”, podendo verificar-se fundões, declives acentuados, remoinhos ou agueiros. Alguns destes fenómenos não são visíveis, acarretando perigo para quem entra na água. Adicionalmente, “a grande maioria das praias ainda não está vigiada, tornando-se o socorro mais demorado”, explica. A AMN recomenda que se evite comportamentos de risco, que se vigie permanentemente as crianças, que se evite a exposição solar entre as 11h00 e as 15h00 e, em caso se verificar alguma situação de risco, que se peça ajuda às autoridades.

Texto: ALVORADA com Agência Lusa. Foto: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo).