Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Declarada situação de Alerta em todo o país face ao risco de incêndio florestal

SMPC Lourinha 2

Todo o país vai estar, a partir da meia-noite, em situação de Alerta, informou o Ministério da Administração Interna em comunicado enviado ao ALVORADA. Esta decisão é tomada “face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território do Continente, e considerando a decisão da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, que determinou a passagem do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais ao Estado de Alerta Especial Amarelo em todos os distritos”. A medida foi tomada pelos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, que assinaram esta terça-feira o despacho governamental que determina a Declaração da Situação de Alerta.

No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Protecção Civil, serão implementas várias medidas de carácter excepcional, nomeadamente a elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas. Paralelamente está proibição a realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de acções de gestão de combustível com recurso à utilização de fogo. O Governo decretou também a dispensa dos trabalhadores dos sectores público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário.

A Situação de Alerta abrange todos os distritos do Continente entre as 00h00 do dia 27 de Março e as 23h59 do dia 31 de Março. “O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado”, conclui o comunicado emitido ao fim da tarde de hoje.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)