Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Agrupamento de Escuteiros 489 da Lourinhã associa-se à iniciativa ‘Trees for The World’

plantacaoarvores

O Agrupamento de Escuteiros 489 da Lourinhã associa-se este sábado, dia 23, à actividade ‘Trees For The World’ uma iniciativa mundial organizada pela Organização Mundial de Escutismo que este ano conta com uma dinâmica diferente: a integração da comunidade local.

Os delegados do ambiente deste agrupamento de escuteiros estão responsáveis pelo projecto e estruturaram a actividade em duas etapas. A primeira decorre pelas 9h30 deste sábado, dia 23, no Estádio Municipal da Lourinhã, em colaboração com a Câmara Municipal, e será aberta a todos os escuteiros. Aí será plantada uma sebe da espécie ‘Prunus laurocerasus’, conhecida pelos nomes comuns de louro-cerejo ou louro-cerejeiro, no interior do Estádio Municipal da Lourinhã, na zona contígua à Rua Dr. Francisco Sá Carneiro.

Os escuteiros irão também visitar os viveiros municipais, onde os serviços de Espaços Verdes e Jardins ministrarão um workshop sobre a importância e características das espécies autóctones. Aí terão a oportunidade de proceder à sementeira de bolotas de espécies autóctones ‘Quercus coccifera’ conhecida por carrasco, e de fazer estacaria de espécies de árvores ornamentais. No final, a Câmara Municipal da Lourinhã irá oferecer aos participantes os vasos com as sementes ou estacas.

A segunda etapa está agendada para dia 9 de Março, sábado, em colaboração com a lourinhanense Filomena Frade e o engenheiro agrónomo André Baltazar onde serão plantadas várias espécies de arbustos e árvores de flor autóctones para criar uma ligação com as abelhas e a sua dieta. Com ponto de encontro no parque de estacionamento da Louritex às 9h30, a plantação decorre junto à empresa e será aberta à população.

Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)