Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Eurodeputados portugueses apelam em Bruxelas à participação nas próximas Eleições Europeias a 26 de Maio

eurodeputados portugueses

A incerteza política quanto ao rumo da União Europeia não permite aos eurodeputados portugueses, da esquerda à direita, dar uma perspectiva segura sobre o que poderá ocorrer depois das eleições europeias, que vão ocorrer no nosso país no próximo dia 26 de Maio. A questão do ‘Brexit’ está no centro das atenções, ninguém querendo antecipar-se sobre o futuro do Reino Unido na Europa, se vai ou não sair e, se sair, quando é que vai efectivamente ocorrer esse momento e quais serão as consequências para a União Europeia. Por outro lado, a crescente onda de protestos populares em diversos países ou o crescimento da extrema direita poderá provocar uma onda de choque dnas eleições que vão decorrer nos Estados-Membros entre 23 e 26 de Maio.

Estas foram algumas das preocupações expressas por cinco eurodeputados portugueses num encontro com órgãos de comunicação social portugueses, entre os quais o jornal ALVORADA, que decorreu no Parlamento Europeu em Bruxelas. Manuel dos Santos (PS), José Manuel Fernandes (PSD), Miguel Viegas (CDU), Nuno Melo (CDS/PP), Marisa Matias (BE) e Marinho Pinto (independente) expuseram os seus pontos de vista em relação ao futuro da União Europeia e que daremos a conhecer nas próximas semanas. O eurodeputado José Inácio Faria (MPT) não esteve presente porque integra a delegação do Parlamento Europeu que se deslocou à Nicarágua para analisar o contexto político e social que se vive neste país da América Central.

Estas entrevistas ocorreram à margem do primeiro seminário sobre as Eleições Europeias que o Parlamento Europeu promoveu em Bruxelas para jornalistas de todos os países dos Estados-Membros. ‘Investimento Europeu Hoje e Amanhã: o orçamento da União Europeia e o Quadro Financeiro Plurianual’ foi o tema central deste seminário que contou com uma representação portuguesa que integrou jornalistas do continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA em Bruxelas (Bélgica) a convite do Parlamento Europeu