Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Oeste: final do ‘Concurso Empreendedorismo nas Escolas 2018-2019’ decorreu nas Caldas da Rainha

Final Concurso Empreendedorismo nas Escolas 3 1

Caldas da Rainha foi considerado o ‘Município Mais Empreendedor’ no âmbito do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2018-2019, cujos prémios foram entregues numa cerimónia final foi realizada este sábado na sede da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Promovido por esta instituição que reúne os 12 municípios oestinos, o tema escolhido foi ‘Economia Circular’, em linha com o compromisso assumido pelo Governo de atingir a neutralidade carbónica em Portugal até 2050, ter um território mais resiliente com sistemas de energia naturais e promover a economia circular. O prémio do ‘Município Mais Criativo’ foi atribuído a Alcobaça.

Este concurso distinguiu, como ‘Professor Mais Empreendedor’, as docentes Susana Silva (Escola Básica de Santa Catarina - Caldas da Rainha) e Aida Santos (Agrupamento de Escolas do Cadaval). Já quanto à ‘Escola Mais Empreendedora’, a distinção foi entregue ao Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Agrupamento de Escolas do Cadaval, Agrupamento de Escolas o Carregado (Alenquer) e Externato de Penafirme (Torres Vedras). A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e a Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha) foram premiadas com o galardão ‘Mais Criativa’.

Esta iniciativa da OesteCIM foi realizada em parceria com a AIRO - Associação Industrial da Região Oeste, no âmbito do ‘Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - Aluno ao Centro’. Este concurso teve como destinatários os alunos do 1º 2º e 3º ciclos, ensino secundário e profissional, inscritos em estabelecimentos da região Oeste, com um projecto ou ideia de negócio de promoção da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

No Concurso de Empreendedorismo participaram 468 alunos, que apresentaram 146 projectos para análise. Na cerimónia de entrega de prémios foram apresentados 12 projectos dos alunos finalistas. Para além disso, mais de 4000 alunos participaram nas sessões de estímulo ao empreendedorismo nas escolas e nos ‘workshops’.

Ao 1º Ciclo foram atribuídos três primeiros prémios: ‘Barco Anti-Poluição’, de Ijardo Framen (E.B.I Santo Onofre - Caldas da Rainha), ‘De mãos dadas’, de Carolina Coelho Grácio, Mariana Geada Garcia, Sara Isabel Jerónimo Martins e Simão Geada Jerónimo (EB1 da Murteira - Cadaval) e ‘Trocaris’, de Diogo Domingos, Duarte Varela, Laura Gomes e Tomás Martins (EB1 de Painho - Cadaval).

No 2º Ciclo, o projecto vencedor foi ‘Húmus’, de Santiago Barrelas da Silva Rodrigues dos Santos e Afonso Filipe Bomdia de Jesus Almeida Gama (EB Santo Onofre - Caldas da Rainha); e no 3º Ciclo o projecto vencedor foi ‘Leaf Life’, de Júlia Maria Mendonça Baptista, Maria Inês Arcanjo Esteves, Maria Rita Vicente Paulino e Rita Constantino Ascenção (Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto - Alcobaça).

Quanto ao Ensino Secundário venceu o projecto ‘Ecolocation’, de Íris Calinas, Joana Oliveira, Mariana Coelho e Caterina Vinnitcaia (Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto - Alcobaça).

Texto: ALVORADA
Fotografia: OesteCIM