Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Oesteinfantil completa três décadas de vida em Torres Vedras

oesteinfantil 019 2

‘É tudo a brincar, mas tem tudo o que o mundo tem’ é o mote deste ano para ‘A Grande Festa da Criança - Oesteinfantil’, que completa três décadas de existência. A iniciativa decorrerá de 28 de Maio a 1 de Junho, como já é hábito, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, possibilitando a crianças dos 3 aos 12 anos divertirem-se num universo feito à sua medida onde poderão usufruir, em mais de 40 ateliês interativos, de experiências lúdico-pedagógicas variadas, com o devido acompanhamento. No seu decorrer vão ser ainda dinamizadas várias outras actividades de animação de carácter lúdico e educativo. A inauguração do evento está marcada para o dia 28 de Maio, terça-feira, pelas 10h00. A entrada é gratuita.

A Grande Festa da Criança tem como objectivo primordial, segundo a organização, constituir-se como “um evento que favoreça o caráter lúdico das aprendizagens e, simultaneamente, como um espaço de convívio e reflexão entre profissionais da educação que possibilite a divulgação e troca de experiências relativamente a projectos educativos em desenvolvimento nos estabelecimentos de ensino”. De referir, a propósito da temática do evento, que “é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo da criança. Através da brincadeira, a criança explora e reflecte sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A experimentação de diferentes papéis sociais (o papel de mãe, pai, bombeiro, super-homem) através do ‘faz-de-conta’, é, provavelmente, das brincadeiras favoritas, e das mais antigas, de qualquer criança. O ‘faz-de-conta” permite à criança compreender o papel do adulto e aprender a comportar-se e a sentir como ele, constituindo-se como uma preparação para a entrada no mundo dos adultos. A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma”.

Promovido pelo Município de Torres Vedras, em parceria com escolas das redes pública, privada, solidária e profissional do concelho, o certame conta ainda com a presença de outras instituições, a Oeste Infantil contará durante a semana com um horário destinado a grupos escolares, abrindo as suas portas também para receber as famílias no sábado, 1 de Junho (Dia Mundial da Criança). Nesse dia será proporcionado o seguinte programa de actividades: 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00 (a confirmar) -  Recolha de Vestígios Lofoscópicos - Técnicos de Inspecção e Identificação Judiciária; 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 - Animação de Rua itinerante ‘Marcha Popular’ - Escola de Serviços e Comércio do Oeste; 10h 00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00 - Circo na Estrada; 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00 - Apresentação de meios do Destacamento de Intervenção e do Destacamento de Trânsito da Guarda Nacional Republicana; 11h00 às 13h00 e das 18h00 às 20h00 - Animação e Pinturas Faciais - Purpurina Bandolete; 17h00 - Concerto Disney - Sociedade Filarmónica Ermegeirense; 18h30 - Demonstração de Ginástica Acrobática - Sporting Clube de Torres; 19h00 - Animação itinerante de Precursão e Movimento - Projecto ‘Rufinhos’.

Lista de entidades parceiras: Académico de Torres Vedras; Agrupamento de Escolas de São Gonçalo; Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira; Agrupamento de Escolas Madeira Torres; Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias; Associação de Solidariedade e Promoção de A-dos-Cunhados; Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras; Associação Cerca Futebol Clube - Férias em Grande; Associação de Jardins Escolas João de Deus | Escola Superior de Educação João de Deus; Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras - Alinha-te / Centro Educativo e ATL; Casa do Povo da Freguesia do Ramalhal - Creche Nossa Senhora D' Ajuda; Centro Social Paroquial de Santo António de Campelos; Centro Social e Paroquial de Silveira; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Torres Vedras; Creche do Povo - Jardim de Infância; Creche e Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Torres Vedras; Creche e Jardim de Infância de S. Vicente; Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Torres Vedras; Equipamento de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras; Escola de Serviços e Comércio do Oeste; Escola Academia Sporting Turcifal; Escola Internacional de Torres Vedras; Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal; Escola Técnica e Profissional de Mafra; Fundação Lar São Francisco - Centro Infantil da Sagrada Família do Varatojo; Guarda Nacional Republicana - SPC - Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário; International House Torres Vedras; Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães; Livraria União; Mundo da Criança; Parque Aventura Cova da Baleia | Centros Mini-Futebol; Pax Óptica; Polícia de Segurança Pública; Radioeste; Serviços Educativos da Câmara Municipal de Torres Vedras; Sporting Clube de Torres.