Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Embaixada da OesteCIM nos Estados Unidos para participar no Congresso ‘Smart Cities New York’

OesteCIM nos EUA 1

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste está esta semana representada oficialmente nos Estados Unidos da América para participar, em Nova Iorque, no Congresso ‘Smart Cyties New York’, considerada a principal conferência global da América do Norte para debater a inovação e a vida no futuro das cidades. Este congresso decorreu ao longo de três dias e reuniu um enorme painel de oradores que viajaram um pouco de todo o mundo, em representação de áreas tão diversas como universidades, empresas, municípios e governos de vários países.

Nas múltiplas conferências que decorreram ao longo do certame, houve a partilha de experiências e perspectivas quanto às cidades do futuro, por parte de muitos autarcas, nomeadamente dos presidentes das Câmaras Municipais de Helsínquia (Finlândia), Juarez (México), Milão (Itália), ou, ainda, do país anfitrião, como Columbia, Augusta e Batonrouge. Os governos de Aruba (Caraíbas), Kosovo, Holanda e Japão, entre outros, estiveram também representados oficialmente e apresentaram comunicações aos congressistas. Rui Ribeiro Rei, presidente da Empresa Municipal ‘Cascais Próxima’, foi o único orador português convidado pela organização.

Liderada pelo presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM, o edil alenquerense Pedro Folgado, a comitiva conta com a presença de autarcas da maioria dos 12 concelhos oestinos, entre os quais, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho. Integra também o grupo, o presidente da Assembleia Intermunicipal da OesteCIM, o autarca bombarralense Jorge Duarte Martins. Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Cadaval, Nazaré, Alcobaça, Óbidos e Bombarral são outros dos concelhos que participam nesta missão, mas Peniche e Caldas da Rainha não se fizeram representar nesta missão. A exemplo das anteriores visitas internacionais da OesteCIM, viajou também a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, entre outros participantes.

O programa oficial desta missão integra também uma passagem por Washington, estando agendadas algumas visitas institucionais na capital norte-americana, com o regresso marcado para este domingo a Portugal, depois de sete dias no país governado por Donald Trump.

Texto: Paulo Ribeiro/ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados