Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Torres Vedras promove debate sobre a saúde com o ‘Ciclo de Conferências a Oeste’

forum saude xxi ciclo de conferencias a oeste torres vedras 2019

Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde do actual Governo, é um dos oradores convidados para participar no ‘Ciclo de Conferências Oeste - Torres Vedras 2019’, no próximo dia 18, promovida pelo Fórum Saúde Século XXI e a Câmara Municipal de Torres Vedras. Debater a integração de cuidados e a descentralização da sua gestão e prestação no Oeste é o que propõem com a realização deste encontro que vai decorrer, a partir das 9h30, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras. Segundo anunciou hoje a edilidade torriense, as inscrições devem ser feitas através do link: tvedras.pt/forumdasaudexxi

‘As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde’ é o tema desta primeira conferência, que irá contar com várias comunicações e dois painéis de discussão. Adalberto Campos Fernandes falará sobre ‘Integração de cuidados: o desafio do SNS - Serviço Nacional de Saúde do futuro’. Luís Campos, director do Serviço de Medicina Interna do CHLO - Centro Hospitalar Lisboa Oeste, abordará a ‘Integração de cuidados: apresentação do programa de cuidados integrados de doentes crónicos complexos do CHLO/ACES Lisboa’. A presidente do conselho de administração do CHO - Centro Hospitalar do Oeste, Elsa Baião irá fazer uma apresentação sobre ‘Integração de cuidados: apresentação de um caso de sucesso da Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHO’. Com moderação de Cristina Campos, presidente da empresa Novartis Portugal, segue-se um painel de discussão que terá a participação dos três oradores.

Está ainda agendado outro painel de discussão, com o título ‘A complementaridade entre o sector público, privado e social como factor de proximidade e satisfação das pessoas’, moderado por Nelson Fontainhas, ‘partner’ na consultora Deloitte, que contará com os seguintes participantes: Luís Pisco (presidente da ARS - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo), João Marrana (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), Diácono Horácio Félix (presidente do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz e presidente da Assembleia-Geral da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa) e Joaquim Ferreira (neurologista, professor de Neurologia e Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, director do Laboratório de Farmacologia Clínica da FMUL, líder de grupo, Instituto de Medicina Molecular e director clínico do CNS - Campus Neurológico Sénior).

O encerramento do encontro, agendado para as 12h45, pertencerá a Mário Pinto, assessor para a Saúde da Presidência da República.

Este encontro ocorre no ano em que se assinalam os 40 anos SNS. Segundo a autarquia torriense, “o ‘Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019’ pretende realçar o impacto do SNS na sociedade portuguesa, nomeadamente enquanto factor de coesão social. No entanto, este é também o momento para reflectir sobre as expectativas dos cidadãos relativamente ao SNS e os desafios que este terá de enfrentar.”

O ‘Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019’ continua a 21 de Setembro sob o tema ‘IA - Inteligência Artifical ao serviço da saúde e das pessoas’ e a 23 de Novembro com o tema ‘A descentralização e uma visão para o futuro da saúde no Oeste’. No âmbito do Fórum Saúde XXI irão, ainda, decorrer as tertúlias ‘Bang Talks’, reservadas a profissionais de saúde, que terão lugar na sala ‘Bang Venue’ e antecedem as conferências.

Texto: ALVORADA