Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

João Bonifácio Serra jubila-se e dá a sua última aula no Politécnico de Leiria

Joao Bonifacio Serra

Professor coordenador do Politécnico de Leiria, João Bonifácio Serra jubila-se e dá a sua última aula, intitulada ‘O tempo das transições’, no próximo dia 9, quinta-feira, pelas 15h00, no auditório da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria. A cerimónia contará com as intervenções de Jorge Sampaio, antigo Presidente da República e Conselheiro de Estado, de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e de João Santos, director da ESAD.CR. O evento termina com a apresentação da obra do professor jubilado com o título ‘Artista à procura da sua história: Luís Ferreira da Silva’.

Segundo afirma em comunicado Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, João Serra foi marcante na área das artes e da cultura, “sendo uma referência incontornável no processo de afirmação do Politécnico de Leiria enquanto instituição de ensino superior pública, que afirma em pleno o seu papel central na sociedade. Enquanto pedagogo, pensador, investigador na história da arte, na cultura e na gestão cultural valorizou e continuará a valorizar o conhecimento e a cultura no ensino superior, na região e o nosso país. Esta última lição, embora simbólica, é um ato maior de reconhecimento da comunidade académica do Politécnico de Leiria e em particular da ESAD.CR pela qualidade de todo trabalho realizado”.

Professor coordenador do Politécnico de Leiria, o caldense João Bonifácio Serra teve uma longa carreira docente, no ensino secundário e superior. Na ESAD.CR, a cuja primeira comissão instaladora pertenceu, participou na criação dos cursos de mestrado em Gestão Cultural, de que foi coordenador, e da licenciatura em Programação e Produção Cultural.

João Serra é titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade atribuída ao Politécnico de Leiria, e Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. Historiador, é autor de diversos estudos sobre temas de história política e social portuguesa dos séculos XIX e XX. Integra a equipa de investigadores encarregada de elaborar uma História do Parlamento Português. Foi coordenador científico e cultural da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, integrou a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e é membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche. João Serra foi programador e presidente da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pelo projecto ‘Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura’.

Tem participado em projectos de planeamento e intervenção cultural em municípios como Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Torres Vedras e Peniche. Foi assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio. Actualmente assume um papel de coordenação da candidatura de Leiria a capital europeia da cultura no âmbito da ‘Rede de Cultura 2027’. João Serra detém diversas condecorações estrangeiras e portuguesas, nomeadamente a Ordem da Liberdade. Recebeu medalhas de mérito municipal em Guimarães e Caldas da Rainha.

Texto: ALVORADA
Fotografia: IPL