Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Desporto é o tema deste ano que marca o regresso do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

Festival Internacional de Chocolate em Obidos

O FIC - Festival Internacional de Chocolate de Óbidos regressa completamente renovado, num formato de 11 dias consecutivos, entre 25 de Abril e 5 de Maio. O tema deste ano é o Desporto, que inspira a cenografia da cerca do Castelo e é o mote para as 10 esculturas em chocolate. A partir desta edição passa a ser eleito o ‘Chocolate do Ano’. Este ano o preço dos bilhetes baixou para seis euros aos feriados e fins-de-semana e para cinco aos dias úteis. As crianças entre os 3 e os 12 anos têm sempre actividades incluídas no seu bilhete, que podem ir de uma a quatro, conforme adquiram um bilhete de quatro, cinco ou seis euros.

Segundo anunciou o Município de Óbidos em comunicado, os mestres de pastelaria convidados para o FIC reforçam e ampliam o plano artístico do certame. O chefe Abner Ivan chegou a Óbidos no princípio de Março e está, desde aí, a orientar uma residência artística pelo terceiro ano consecutivo, onde estão a ser produzidas sete esculturas pelos cinco pasteleiros de Óbidos, Caldas da Rainha e Bombarral, que trabalham sob a orientação deste criativo ‘chef chocolatier’ brasileiro.

Jorge Cardoso, um português radicado na Suíça, que ganhou o concurso mundial de culinária no Luxemburgo, em finais de 2018, na categoria de chocolate, fará uma escultura que representa os desportos de Inverno. O chefe Paulo Santos, formador e artista plástico das Caldas da Rainha, onde tem a padaria ‘Forno do Beco’, apresentará trabalhos em serigrafia em chocolate e uma escultura que representa os primórdios do futebol, no século XIX, e que assinala também a chegada da primeira bola de futebol a Portugal, trazida pelo obidense Guilherme Pinto Basto, da Casa das Gaeiras, e que então estudava em Inglaterra.

O chefe Eduardo Cerqueira, ‘chef’ pasteleiro e ‘cake designer’, proprietário da Pastelaria Barca Doce, em Quinta do Conde, Sesimbra, será o autor de uma estátua de chocolate do inolvidável CR7 - Cristiano Ronaldo, como jogador da Juventus. Este profissional da área da pastelaria, que se formou em diversos cursos de esculturas de Chocolate ligados ao Festival de Chocolate de Óbidos, apresenta um trabalho escultórico de relevância, ao produzir uma imagem de corpo inteiro deste jogador mundialmente famoso. 

O chefe Justo Almendrote, mestre pasteleiro, é membro da selecção gastronómica espanhola e embaixador gastronómico da comunidade de Madrid, bem como assessor técnico de pastelaria. Foi durante dez anos professor titular da Escola Superior de Formação e Professional de Pastelaria da Comunidade de Madrid, com mais de nove mil horas em cursos de pastelaria. Foi criador da torta comemorativa do Bicentenário de 2 de Maio e durante uma década criador da Torta San Juan para o Rei Juan Carlos I, de Espanha. Neste festival será presidente do Júri Chocolate do Ano e realizará um ‘Showcooking’ de’ Coulis’ de Framboesa Glaceado e um ‘Workshop’ de Bombons, no dia no dia 5 de Maio.

Mas há muitas mais novidades: este ano o terreiro do castelo será ocupado por uma mega-tenda com quase 700 metros quadrados, onde estarão as esculturas, em ambiente refrigerado, mas também a cozinha técnica dos chefes, onde decorrerão cursos para profissionais aos dias de semana e ‘workshops’ para amadores aos fins-de-semana e feriados.

Além dos mestres já mencionados, e que também farão trabalho ao vivo, há um naipe mais alargado de especialistas que vêm partilhar o seu conhecimento deste produto e ingrediente que é o chocolate. Esta tenda acolhe também, este ano, alguns pontos de venda que só funcionam em área coberta e que, por isso, ali ficarão localizados, num esforço também de qualificação da oferta de chocolate aos visitantes do evento. No auditório da cerca continua a decorrer o ‘showcooking’, numa programação que está a ser articulada entre os chefes presentes, alguns pontos de venda que vêm mostrar e valorizar os seus melhores produtos e também outros chefes e algumas figuras públicas que actuam e se projectam nas artes da cozinha, sobretudo em plataformas digitais, conclui o comunicado do município obidense.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados