Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Obras de reparação do IP6 Óbidos-Peniche só arrancam em Maio após visto do Tribunal de Contas

obras no IP6

As obras de reparação do Itinerário Principal 6 (IP6) entre Óbidos e Serra D’El Rei só deverão começar em Maio, cinco meses depois da assinatura do contrato entre o Estado e a empresa Teixeira Duarte, SA. Só agora o Tribunal de Contas deu o visto à empreitada segundo revelou a empresa pública Infraestruturas de Portugal à Agência Lusa. Fonte oficial da empresa disse à agência Lusa que “o Tribunal de Contas já deu visto à empreitada que, por ser de concepção e construção, tem já a decorrer a fase de desenvolvimento do projecto”. A intervenção vai decorrer durante sete meses e tem um custo de 3,5 milhões de euros e ocorrerá na zona do viaduto do Olho Marinho.

O troço em causa está desde 2017 encerrado ao trânsito, no sentido Óbidos/Peniche, devido à abertura de fendas no pavimento. O tráfego rodoviário foi fechado e a circulação em ambos os sentidos passou a fazer-se pela faixa de rodagem contrária e com condicionamento de velocidade, na sequência de um acidente ocorrido em meados de Junho de 2017, em que o despiste de um veículo foi causado pela existência de fendas que atingem uma altura de 60 centímetros e uma largura de 20 centímetros.

A IP, empresa tutelada pelo Ministério das Infraestruturas, responsável pela conservação da via, esclareceu que, devido a “características específicas no subsolo”, os abatimentos do piso “foram sendo alvo de correcção”, mas que a resolução do problema só poderia ser feita depois de conhecidos os resultados de um estudo geotécnico encomendado também em 2017.

O concurso público desta obra foi lançado em Abril de 2018 e, no passado dia 20 de Dezembro, a empreitada foi adjudicada, mas o contrato aguardava autorização do Tribunal de Contas. O acto foi realizado no local onde a obra vai decorrer e contou com a presença do secretário de Estado Guilherme d’Oliveira Martins, do presidente da IP, António Laranjo e do presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino. Na altura foi constatado um lapso protocolar que motivou a ausência do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, que não foi convidado para a cerimónia pelo IP por esquecimento da parte da empresa pública.

O IP6 constitui uma via de comunicação muito importante, quer para Peniche, quer para a zona norte do concelho da Lourinhã e zona sudoeste do concelho de Óbidos, porque facilita o acesso dos automobilistas à Auto-Estrada do Oeste.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)