Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Peniche candidata-se ao concurso ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’

Grupo 7 Maravilhas Peniche

Depois da Lourinhã e Torres Vedras, coube a vez ao Município de Peniche anunciar que elaborou uma candidatura às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’, concurso promovido pela RTP e que este ano é dedicado ao melhor que se faz na doçaria tradicional portuguesa.

Segundo refere em comunicado a autarquia penichense, a elaboração da candidatura agora submetida, que contou com a colaboração de agentes económicos e mestres pasteleiros locais, conta com as seguintes propostas: ‘Amigos de Peniche’, ‘Esses de Peniche’, ‘Ossos São Pedro de Alcântara’, ‘Pastéis de Peniche’, ‘Renda Doce’, ‘São Marcos’ e ‘Uvada’. As categorias que integram o concurso são: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel, Doces de Inovação, tendo sido apresentadas candidaturas em todas elas pela Câmara Municipal de Peniche.

Os produtos concorrentes estão agora sujeitos a uma primeira avaliação do Painel de Especialistas, que vota para escolher os 21 doces de cada distrito ou região autónoma, num total nacional que pode atingir os 420 doces. A lista dos 21 candidatos por distrito é tornada pública até ao próximo mês. Depois de fixada esta lista, o Painel de Especialistas faz nova votação, para reduzir a selecção a sete doces por distrito ou região autónoma, e serão esses os apresentados para votação do público, a partir de Julho e ao longo de 10 semanas consecutivas, nos 20 programas transmitidos em directo pela RTP1.

Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os embaixadores do projecto, enquanto anfitriões das três galas televisivas, a emitir em horário nobre da RTP1 e na RTP Internacional. Este ano, o formato reinventa-se, com um Grande Júri, eliminatórias distritais, duas semifinais e uma Grande Final a 7 de Setembro.

Recorde-se que o concurso ‘7 Maravilhas® Doces de Portugal’ é um projecto de carácter privado, organizado pela sociedade ‘EIPWU, Lda’, entidade detentora dos direitos exclusivos da marca ‘7 Maravilhas®’ e ‘7 Maravilhas de Portugal®’, que promove, desde 2007, os concursos que têm por tema valores da Identidade Nacional: 2007 - ‘7 Maravilhas de Portugal’ (Património Histórico); 2009 - ‘7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo’ (Património Histórico); 2010 - ‘7 Maravilhas Naturais de Portugal’; 2011 - ‘7 Maravilhas da Gastronomia’; 2012 - ‘7 Maravilhas - Praias de Portugal’; 2017 - ‘7 Maravilhas de Portugal - Aldeias’; 2018 - ‘7 Maravilhas à Mesa’.

Texto: ALVORADA