Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Doces de Torres Vedras são candidatos ao concurso ‘7 Maravilhas de Portugal’

pasteldefeijao1

O Pastel de Feijão de Torres Vedras, o Pastel de Feijão com Telha de Amêndoa, a Uvada e as Morenas de Uvada são os candidatos apresentados pelo Município de Torres Vedras às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’, acaba de anunciar em comunicado a edilidade torriense. O concurso da edição deste ano é dedicado à doçaria portuguesa e aposta na inovação à base dos produtos endógenos, incentivando o empreendedorismo local. As ‘7 Maravilhas Doces de Portugal ‘dividem-se, assim, nas categorias Doce de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação.

A candidatura submetida pelo Município de Torres Vedras leva a concurso o Pastel de Feijão de Torres Vedras na categoria Doce de Território, com o apoio do produtor Maria Adelaide. O Pastel de Feijão com Telha de Amêndoa, um doce do Roots Restaurante que venceu o concurso ‘A minha Sobremesa’ tem Pastel de Feijão de Torres Vedras 2018, e as Morenas de Uvada, produzidas pelos Moinhos da Capucha, são candidatos na categoria Doces de Inovação. Já a Uvada participa enquanto Doce de Fruta e Mel.

A lista dos 21 doces, por distrito, que passam à próxima fase será anunciada até Abril. Após uma nova selceção realizada por um painel de especialistas, os candidatos serão apresentados para votação pública, ao longo dos meses de Julho e Agosto, em 20 programas transmitidos em directo pela RTP1. Haverá nesta fase sete candidatos por distrito e região autónoma, num total de 140 doces a concurso, sendo que de cada programa sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas. Os 28 pré-finalistas são divididos pelas duas semifinais, a realizar nos dias 24 e 31 de Agosto. A Gala Finalíssima realiza-se a 7 de Setembro e será transmitida pela RTP1. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos, pelos portugueses, sete doces como as ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados