Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Altice investe 10 milhões de euros para cobrir 85% da região Oeste com fibra óptica

Altice Portugal e OesteCIM

Foi assinado esta manhã nas Caldas da Rainha, na sede da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, um acordo de parceria entre esta instituição regional e a Altice Portugal que irá dotar a nossa região, num prazo de um ano, com a cobertura de fibra óptica. Trata-se de um investimento da empresa que irá atingir os 10 milhões de euros e permitirá abranger cerca de 85% da população do Oeste.

Presente na sessão esteve o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, que destacou que com este investimento em curso em infraestruturas de fibra óptica, a região Oeste vai passar a ter a mesma cobertura que as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Pedro Folgado, presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM, referiu na ocasião a importância deste processo para a melhoria da região à acessibilidade digital.

A Altice Portugal e a OesteCIM estabeleceram uma outra parceria para o desenvolvimento de um projecto-piloto de digitalização do processo educativo através da desmaterialização dos manuais escolares, dirigido às escolas da região. Aos autarcas dos 12 concelhos oestinos foram oferecidos ‘tablets’ dotados de tecnologias que permitem aos alunos terem acesso a uma aula digital.

A Altice Portugal programou para dois dias um roteiro no Oeste em que se destacam várias iniciativas, nomeadamente a assinatura de uma parceria com a Federação das Associações Empresariais da Região Oeste, indo ao encontro das necessidades das empresas e disponibilizando-lhes serviços que vão ao encontro da sua transformação digital. A cerimónia está agendada para as 18h00 em Torres Vedras. Outra iniciativa envolve a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, que foi desafiada pela empresa para os alunos desenvolverem o 'design' para uma das edições limitadas de um ‘router’ em cortiça, desenvolvido em conjunto com a Corticeira Amorim, com o intuito de estimular a inovação.

No âmbito deste roteiro da Altice Portugal pelo Oeste, é hoje inaugurada a Micro Biblioteca da Praia da Areia Branca, numa parceria com a União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, sendo que é uma das duas que são postas a funcionar na nossa região. A outra está localizada no concelho das Caldas da Rainha.

Mais pormenores na próxima edição em papel do ALVORADA 
Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA