Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Segurança reforçada com novas medidas no Carnaval de Torres Vedras

barreiras Carnaval de Torres Vedras

A edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras conta com a implementação de um novo sistema de barreiras de segurança, que inclui barreiras modulares antiterrorismo e um sistema de videovigilância. Segundo anunciou a organização da festa carnavalesca torriense, as barreiras modulares antiterrorismo vão estar instaladas na Rua António Batalha Reis, na Rua Dias Neiva e na Rua Princesa Maria Benedita. “A implementação deste sistema, que bloqueia de forma mais eficaz a passagem de veículos, resulta de um investimento do Município de Torres Vedras que decidiu reforçar as medidas antiterrorismo. Nas restantes artérias de acesso ao recinto do Carnaval de Torres Vedras vão ser colocados camiões durante os vários momentos que dão forma ao evento”, refere em comunicado enviado ao ALVORADA.

Este ano foi também instalado, pela primeira vez, um sistema de videovigilância, operado pela PSP, que cobre o perímetro do corso e as zonas de animação nocturna. Serão ainda realizadas revistas à entrada do recinto, sendo impedido o acesso de todo o tipo de garrafas e outros objectos que possam pôr em causa a segurança dos foliões. As medidas de reforço de segurança têm como objectivo prevenir e evitar situações de risco para que o Carnaval de Torres Vedras decorra sem incidentes e com muita animação e folia. “A segurança continua a ser uma prioridade para a organização do Carnaval de Torres Vedras”, garante a organização. A edição deste ano tem como tema ‘Made in Portugal’ e pode obter a informação sempre actualizada em www.carnavaldetorres.com.

A saúde dos foliões é outra preocupação da organização daquele que é dos maiores festejos do país e que conta, mais uma vez, com a Unidade Móvel da ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Os foliões do Oeste podem visitar a unidade entre as 21h00 e as 1h00, junto à Pastelaria Havaneza, no centro de Torres Vedras, e da 1h00 às 4h00 da manhã na Praça da Batata junto à Biblioteca Municipal.

'Curte até ser dia, poupa a tua energia!' é o lema da iniciativa da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) da ARSLVT. O posto fixo conta com uma equipa multidisciplinar, composta por diversos profissionais de saúde, médicos de saúde pública, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. É assim possível prestar informação e aconselhamento a todos os frequentadores que contactem o espaço fixo por sua iniciativa; distribuir preservativos com o objectivo de reduzir os riscos de práticas sexuais desprotegidas; divulgar informação aos frequentadores do evento sobre os riscos associados ao consumo abusivo de álcool e do uso de outras substâncias psicoativas ilícitas; realizar testes de alcoolémia, enquadrando as implicações de determinada taxa de alcoolémia na condução de veículos, na deslocação até casa e nos comportamentos sexuais desprotegidos; e garantir encaminhamento de alguma situação mais grave, sinalizada como intoxicação alcoólica e/ou de outras substâncias psicoativa, em articulação com os demais intervenientes na área da saúde.

“Se vai ao Carnaval de Torres, passe na Unidade Móvel e descubra tudo o que a DICAD lhe pode oferecer”, convida a ARSLVT, que pretende, desta forma aproveitar para, num contexto de festa, falar em saúde e reduzir danos. A equipa de profissionais está a funcionar deste sexta-feira e até segunda-feira. Esta é uma iniciativa que conta com a colaboração da Equipa Técnica de Tratamento de Torres Vedras e Caldas da Rainha da DICAD, em articulação com a Unidade de Saúde Pública Moinhos, do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul e do Município de Torres Vedras.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados