Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Governo no Oeste para ouvir as preocupações dos autarcas nas áreas tuteladas pelo Ministério da Administração Interna

Eduardo Cabrita na OesteCIM 1

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu esta sexta-feira na OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste que a Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças de Segurança tem contemplados cinco milhões de euros para diversos concelhos oestinos. No âmbito de uma reunião realizada nas Caldas da Rainha, o governante garantiu ao ALVORADA que há disponibilidade orçamental para a construção de novas instalações da GNR em Alcobaça (1,4 milhões), adaptação das novas instalações da GNR em São Martinho do Porto (600 mil euros), reabilitação das novas instalações da GNR de Alenquer (1,4 milhões), construção do Posto da GNR de Óbidos (800 mil euros) e a construção do Posto da GNR de Atouguia da Baleia (800 mil euros).

Eduardo Cabrita fez-se acompanhar pelos secretários de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, da Protecção Civil, José Artur Neves, e Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, numa reunião efectuada no âmbito do ‘Roteiro MAI’. Esta iniciativa governamental decorre até ao início de Abril e vai passar pelas 23 Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas. Nestas reuniões, o Governo discute com os presidentes de Câmara de cada uma das Comunidades Intermunicipais os temas que marcam a área da Administração Interna: Segurança Interna, Protecção Civil e Descentralização.

Ainda em relação ao Oeste, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi já publicado em Diário da República a lista de freguesias prioritárias, estando identificadas 14 como de risco elevado de incêndio, 8 freguesias de primeira prioridade e seis freguesias de segunda prioridade. Estas freguesias estão localizadas nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval e Torres Vedras. Foi ainda destacado que todos os 12 concelhos que integram a OesteCIM dispõem, pelo menos, de uma Equipa de Intervenção Permanente nos respectivos corpos de bombeiros voluntários, constituídas cada uma por cinco operacionais profissionais.

Nesta reunião, os 12 representantes dos munícios oestinos puderam dar conta das preocupações e anseios de cada concelho ao Governo, nas áreas tuteladas pelo Ministério da Administração Interna, nomeadamente no capítulo da descentralização que está em curso e que representa um grande desafio para cada edilidade para a sua concretização com êxito.

Mais informação na próxima edição em papel do ALVORADA
Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA