Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Empresas do Oeste em peso na representação da Portugal Fresh na Fruit Logistica em Berlim

Fruitlogistica 2019

Mais de metade das empresas presentes no ‘stand’ da Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal no certame alemão Fruit Logistica, que arranca esta quarta-feira, são da região Oeste. A associação portuguesa vai estar pelo nono ano consecutivo na maior feira do mundo dedicada às frutas e legumes e que decorre em Berlim até sexta-feira. Segundo apurou o ALVORADA junto da Portugal Fresh, entre os 22 associados que estão representados no pavilhão, 13 têm a sua sede na nossa região, nomeadamente dos concelhos de Torres Vedras (5), Bombarral e Cadaval (2), Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche (1).

Marcam também presença neste certame, na Alemanha, seis associações do sector hortofrutícola, sendo que três são da nossa região: ANP - Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha (Cadaval), Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça e, ainda, o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (Alcobaça).

Em comunicado, a Portugal Fresh destaca que num ‘stand’ de 495 metros quadrados, 37 empresas e organizações portuguesas “vão servir de montra à melhor produção nacional, perante os 78 mil visitantes previstos, oriundos de 130 países. Esta participação acontece num momento histórico para o sector, que está perto de atingir 3.000 milhões de euros de volume de negócios, com as exportações a valerem 50% deste valor”. Para o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, “as nossas previsões apontam para termos atingido em 2018, pela primeira vez, os 1500 milhões de euros em exportações”, realçando os dados até agora disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.

As exportações de frutas, legumes e flores alcançaram, entre Janeiro e Novembro do ano passado, 1.372 milhões de euros, subindo 1% face a igual período do ano anterior. “Este crescimento é prova da grande competência e persistência das empresas nacionais face às inúmeras adversidades registadas durante o difícil ano agrícola de 2018. Conseguir o feito de chegar aos 1.500 milhões de euros nesta altura é algo que nos enche de orgulho”, acrescenta o responsável.

Em sintonia, as vendas para a Alemanha valeram 89,4 milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2018, mais 1,3% que no período homólogo de 2017. Um crescimento sustentado desde 2015 e fruto das parcerias estabelecidas com parceiros neste mercado, incluído o grupo retalhista alemão LIDL, que permitiram às frutas e legumes nacionais estarem presentes nos supermercados alemães. A maior economia europeia, com 83 milhões de habitantes, já é o quinto comprador de frutas e legumes portugueses.

A presença da Portugal Fresh naquele que é considerado o ‘campeonato do mundo’ das frutas e legumes, onde contará com visita do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, servirá para estreitar laços não só com o mercado alemão e com os parceiros mais regulares, mas também com compradores de geografias cada vez mais relevantes nas compras mundiais do sector, como China, Índia e Indonésia. “Estarão presentes compradores dos cinco continentes. Os nossos parceiros mais tradicionais, como Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Alemanha e Brasil, também vão investir muito tempo no nosso stand, degustando produtos e reunindo com as empresas exportadoras”, afirma Gonçalo Santos Andrade.

Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Alemanha perfazem o ‘Top5’ dos maiores mercados das exportações nacionais. Juntos, estes cinco mercados representam 67% do total das exportações do sector. A par da promoção externa, a Portugal Fresh tem como missão incentivar o consumo de fruta e legumes no mercado nacional. Em 2018, mais 14 empresas da fileira fizeram-se associadas da Portugal Fresh, que conta agora com 85 empresas associadas que representam 25% do valor do sector das frutas, legumes e flores.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados