Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Associação LeaderOeste elegeu novos órgãos sociais em assembleia geral realizada no Cadaval

Leader Oeste

O autarca alenquerense Pedro Folgado, presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, foi reconduzido esta sexta-feira como presidente da direcção da LeaderOeste - Associação para a Promoção e Desenvolvimento Rural do Oeste, cujas eleições se realizaram durante a tarde no Cadaval. O acto eleitoral desta instituição oestina sediada na vila cadavalense voltou a contar com uma única lista, eleita por unanimidade pelos 32 associados presentes. Vai continuar na direcção da LeaderOeste a Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã, representada pelo seu presidente Fernando Ferreira. Já a Louricoop, representada por António Gomes, transita para a Assembleia Geral.

Fundada em 1994, a LeaderOeste é uma associação privada sem fins lucrativos que tem por objectivo promover o desenvolvimento local das freguesias mais rurais da região Oeste, através da dinamização de iniciativas de apoio às actividades produtivas, culturais, sociais e de protecção do ambiente. Gestora do programa Leader, gere, também, os órgãos de gestão do Alto Oeste e do Baixo Oeste, que aprova projectos de investimentos na região com fundos nacionais e comunitários.

Entre os 82 associados da LeaderOeste figuram várias instituições públicas e privadas como a OesteCIM, Turismo do Centro e ACIRO - Associação Comercial e Industrial da Região Oeste, para além de várias juntas de freguesia e de municípios oestinos que são abrangidos geograficamente pela acção da associação. Para além do Município da Lourinhã, o concelho tem ainda como associados a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiras, Junta de Freguesia de Santa Bárbara, Junta de Freguesia do Reguengo Grande, Junta de Freguesia de Ribamar e União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Modelo. São também sócias a Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã, Associação para o Desenvolvimento de Miragaia, a Fundação João XXIII - Casa do Oeste, a Lourambi e a Louricoop.

A lista eleita para o triénio 2018/2021 é a seguinte:

Assembleia Geral - presidente: Associação de Agricultores Região Alcobaça; secretário - Louricoop - Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho da Lourinhã; secretário Adega Cooperativa da Vermelha.

Direcção - presidente: OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste; secretário: ACIRO - Associação Comercial Industrial e de Serviços da Região Oeste; tesoureiro: Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã; vogais: Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena, Centro de Gestão Empresa Agrícola de Óbidos, Associação de Agricultores de Torres Vedras. Suplente: CAP - Confederação de Agricultores de Portugal.

Conselho Fiscal - presidente: Cooperativa Agrícola Sobral Monte Agraço. Vogais: Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche e Cooperativa Agrícola de Alenquer.

Órgão de gestão do Alto Oeste - presidente: OesteCIM. Vogais: Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã, Município do Bombarral, AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, ACIRO, Adega Cooperativa da Vermelha e CAP. Suplentes: Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha e Associação de Agricultores de Torres Vedras.

Órgão de gestão do Baixo Oeste - presidente: OesteCIM. Vogais: Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena, ADEPE - Associação de Desenvolvimento de Peniche, Cooperativa Agrícola de Alcobaça, ACIRO, CAP e Centro de Gestão Empresa Agrícola de Óbidos. Suplentes: Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, Associação Nacional de Produtores Pêra Rocha e Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã.

Texto: Paulo Ribeiro/ALVORADA