Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

INEM passa a vistoriar ambulâncias em todos os distritos do país

INEM certifica ANCIA

A inspecção técnica realizada a veículos de transporte de doentes urgentes e não urgentes passa agora a ser possível em alguns centros de inspecção automóvel, fruto do protocolo de colaboração assinado entre o INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica e a ANCIA - Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel. Até à data estas vistorias técnicas eram efectuadas nas instalações do INEM no Porto, em Coimbra, em Lisboa ou em Faro. “A celebração deste protocolo permitirá ao INEM realizar de forma descentralizada e com ganhos de rapidez e economia de meios as vistorias às ambulâncias”, refere em comunicado remetido ao ALVORADA por este organismo tutelado pelo Ministério da Saúde. A utilização dos Centros de Inspeção pelo INEM, no quadro do protocolo agora assinado, não tem quaisquer encargos para ambas as partes e o acordo vigora pelo período de dois anos, prorrogável por iguais períodos.

A vistoria das viaturas será operacionalizada num centro de inspecções por cada distrito, podendo ser alargada para dois centros por distrito se no futuro se revelar necessário, não estando ainda escolhidos os locais. Uma fonte do INEM referiu ao ALVORADA que “os Centros de Inspecção ainda estão a ser identificados. Até final de 2018 esse trabalho estará completo”. Até agora todos as ambulâncias que operam no Oeste, quer sejam de associações de bombeiros, IPSS’s ou de empresas privadas, têm que ser vistoriadas em Lisboa mas, em breve, poderá passar a ser possível num Centro de Inspecção localizado na região.

O INEM é a entidade responsável por definir os critérios e requisitos necessários ao exercício da actividade de transporte de doentes, incluindo os dos respectivos veículos, e proceder ao licenciamento desta actividade e dos veículos a ela afectos. É nesse sentido que compete ao INEM proceder à vistoria técnica das viaturas afectas ao transporte de doentes e respectivo equipamento, e conceder a sua certificação.

Para Luís Meira, presidente do INEM “o acordo assinado vai facilitar as obrigações das entidades que precisam de ver as suas ambulâncias vistoriadas pelo INEM, possibilitando que as mesmas sejam realizadas no seu próprio distrito e assim evitando deslocações desnecessárias aos grandes centros urbanos do país”.

A rede de associados da ANCIA cobre o território nacional, nomeadamente no concelho da Lourinhã, onde está instalado o CIL - Centro de Inspecções da Lourinhã, do empresário Carlos Santos, que é também vice-presidente da direcção desta associação.

Texto: Paulo Ribeiro/ALVORADA
Fotografia: INEM