Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

OesteCIM lança concurso para estudar potencialidades turísticas do Planalto das Cesaredas

OesteCIM

A realização do Estudo de Identificação de Produtos Identitários da Região - Planalto das Cesaredas deverá ser aprovada na reunião do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, agendada para decorrer esta quinta-feira nas Caldas da Rainha. Este estudo é enquadrado, para efeitos de financiamento, na Acção 5 da Candidatura Oeste Portugal PT.COM - Promoção Turística e Comunicação - promoção do Produto Turístico de base intermunicipal - cenários de desenvolvimento.

Recorde-se que está em curso a candidatura do Planalto das Cesaredas a Geoparque da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), uma zona com elevado interesse geológico com mais de 150 milhões de anos. O processo foi encetado pelos municípios da Lourinhã, Peniche, Óbidos e Bombarral e, no passado dia 27 de Setembro, foi registada a AGEO - Associação Geoparque Oeste, tendo como fundadores o GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, a Sociedade de História de Torres Vedras, a Universidade Nova de Lisboa, bem como outros signatários a título individual.

Nesta reunião dos 12 presidentes de câmara que integram o Conselho Intermunicipal da OesteCIM vai também ser analisado o concurso público para a aquisição de um sistema de gestão de transportes que implica um ‘software de disponibilização de informação em tempo real ao abrigo da candidatura ‘Oeste Digital.0’. Recorde-se que deverá estar concluído no final do ano a primeira fase desta candidatura que é apoiada em 85% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e que ascende a cerca de 3,8 milhões de euros. Vai também ser decidido a abertura de procedimento de consulta prévia para a aquisição de um módulo de produção de dados de actividades dos transportes públicos na região Oeste.

O Conselho Intermunicipal da OesteCIM decidirá sobre sobre vários acordos-quadro a estabelecer entre a instituição e empresas no âmbito da contratação pública: aluguer operacional de viaturas eléctricas e híbridas ‘plug-in’; fornecimento de inertes, misturas betuminosas, pré-fabricados e outros; e prestação de serviços de vigilância e segurança.

A OesteCIM é composta pelos Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/Jornal ALVORADA