Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Explosão em conduta de gás causa quatro feridos graves em Peniche

INEM

Uma explosão ocorrida durante uma operação de verificação de uma instalação de gás em Peniche, por técnicos de uma empresa especializada, causou ferimentos a seis trabalhadores, quatro dos quais em estado grave. Segundo informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, a explosão terá ocorrido na via pública e o alerta foi dado às 12h45.

A explosão ocorreu no exterior de uma residência de estudantes da Escola Superior do Mar e Tecnologia de Peniche do Instituto Politécnico de Leiria, localizada na Avenida Paulo VI, próximo das Piscinas Municipais de Peniche. As vítimas, entre os 30 e os 37 anos, foram assistidos no local pelo INEM.

Para a cidade piscatória foram enviados dois helicópteros do INEM (estacionados em Évora e Santa Comba Dão), para evacuar os feridos graves, e três ambulâncias do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, nomeadamente as quais as VMER - Viaturas Médicas de Emergência Rápida do Hospital de Caldas da Rainha e do Hospital de Torres Vedras, cujas tripulações são compostas por médicos e enfermeiros, e a ambulância SIV – Suporte Imediato de Vida, do Hospital de Peniche. Quatro feridos foram transportados, três para hospitais da Universidade de Coimbra e, a vítima mais grave, para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, revelou o INEM.

Segundo um comunicado enviado ao ALVORADA pelo Município de Peniche, o vice-presidente Mark Ministro sublinha que a habitação "não sofreu quaisquer danos estruturais" e o acidente "não representou qualquer perigo para a comunidade estudantil". A rua mantém-se fechada ao trânsito e no local. Ainda de acordo com o INEM, foram avançadas “mais duas vítimas”, mas trata-se de “dois trabalhadores da empresa que se encontram ilesos e a receber apoio psicológico”.

Para o local foram enviados 34 operacionais apoiados por 12 veículos dos Bombeiros Voluntários de Peniche, Caldas da Rainha e Torres Vedras. Foram acionados outros meios de socorro de diversos agentes de Proteção Civil, estre os quais quatro ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Peniche, tendo a PSP estabelecido o perímetro de segurança aos meios de socorro, onde também intervieram equipas de apoio psicológico dos Bombeiros Voluntários de Peniche, INEM e Município de Peniche. O acidente não atingiu qualquer membro da comunidade estudantil.

“As autoridades com competência para a investigação neste tipo de ocorrências procederão às diligências que entenderem convenientes com vista ao apuramento das origens deste desagradável acidente”, conclui o autarca Mark Ministro.

Informação actualizada às 17h37.

Fotografia: Paulo Ribeiro/Jornal ALVORADA (arquivo)