Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Costa Oeste acolhe exercício europeu de veículos não-tripulados

Fotografia: Direitos Reservados

marinha

Peniche e Sesimbra são os palcos escolhidos para a 9ª edição do ‘Recognized Environmental Picture Atlantic Exercise’ (REP), que junta dezenas de veículos autónomos a operar ao longo da costa, entre 10 e 23 de Setembro. Trata-se de um dos maiores exercícios de experimentação de Veículos Não Tripulados da Europa e é organizado conjuntamente pela Marinha Portuguesa, o Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da Universidadedo Porto e o Centre for Maritime Research and Experimentation da NATO.

Na edição deste ano, Autoridade Marítima Nacional, Polícia Marítima, Força Aérea Portuguesa, Centro Naval de Guerra Submarina (EUA), Laboratório de Investigação Aplicada da Universidade do Havai (EUA), OceanScan - Sistemas e Tecnologias Marítimos Lda (Portugal), NATO Naval Mine Warfare Centre of Excellence, Marinha Polaca, Oceanserver, INESC-TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, Tekever e Uavision, também participam no exercício como intervenientes convidados, contribuindo com recursos e pessoal. Como observadores participam a Marinha Turca, a Guarda Costeira do Canadá e o Maritime Analysis and Operation Centre (Narcotics) MAOC que está sediado em Lisboa.

A Marinha Portuguesa participa através do submarino ‘Arpão’, do navio hidrográfico ‘Almirante Gago Coutinho’, do navio hidrográfico ‘Auriga’, da lancha de fiscalização ‘Escorpião’, da lancha de fiscalização ‘Pégaso’ e com um Destacamento de Mergulhadores vocacionado para a guerra de minas.

Mais informação na edição impressa do jornal ALVORADA