Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Município da Lourinhã na Alemanha para assinar acordo de geminação com Bad Liebenzell

bad libenzell

O Município da Lourinhã vai assinar, esta sexta-feira, o acordo de geminação com o município alemão de Bad Liebenzell, para onde viaja esta quarta-feira uma comitiva de cerca de 45 pessoas. A visita à cidade germânica do distrito de Calw, na região administrativa de Karlsruhe, estado de Baden-Württemberg, decorre até domingo.

Integram a embaixada lourinhanense, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho, alguns membros do executivo, o presidente da Assembleia Municipal, António Alberto Santos, pessoal técnico da autarquia, representantes dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, Colegiada da Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, equipa da Velha Guarda do Lourinhanense e direcção do clube, Paróquia da Lourinhã e cerca de uma dezena de lourinhanenses com ligações a Bad Liebenzell. Nesta cidade famosa pelo complexo termal de piscinas e saunas reside uma grande comunidade lourinhanense. Trata-se do quarto acordo de geminação do Município da Lourinhã depois de Éccully (França - 1995), com a cidade do Sal (Cabo Verde - 2006) e Deuil-La Barre (França - 2016).

O programa oficial desta viagem contempla, no primeiro dia, uma recepção de boas vindas a todos os convidados que se realizará ao fim da tarde, após a viagem de avião até Estugarda. No dia seguinte, quinta-feira, está agendado o tradicional torneio de futebol com a participação da Velha Guarda do Lourinhanense e uma festa portuguesa no campo de jogos em Unterhaugstett, concluindo-se com o jantar em casa dos anfitriões dos membros da comitiva.

Na sexta-feira está agendada durante a manhã uma visita à fábrica de engarrafamento de águas da cidade, seguindo-se, às 18h00, uma recepção na Sala de Espelhos do Kurhaus e, às 19h00, o início das cerimónias oficiais, que terá a actuação da Banda Musical de Bad Liebenzell-Beinburg e do acordeonista lourinhanense Rodrigo Maurício, concluindo-se com a assinatura do acordo de geminação.

No sábado haverá várias excursões pela região para os visitantes lourinhanenses: Museu da Mercedes (Estugarda), Mundo Subaquático (Pforzheim) e Museu dos Dinossauros (Holzmaden). Celebrando os 20 anos do Atelier Maisenbach, decorre o dia de porta-aberta no ateliê da artesã Briggite Radermayr. O dia encerra no Castelo de Bad Liebenzell com a abertura do barril de cerveja e churrasco ao som da música do conjunto ‘Leherband’.

No último dia, domingo, o programa contempla durante a manhã a actuação do grupo ‘Chor The Voices’, na Parksaal, seguindo-se um almoço com as tradicionais salsichas alemãs no terraço da Kurhaus, ao som da Banda Musical de Altburg. O regresso a Portugal está agendado para as 13h30 no Aeroporto de Estugarda para Lisboa.

Texto: Paulo Ribeiro/ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados