Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Feira Saloia da Vila da Lourinhã regressa nos próximos dias 1 e 2 de Junho para celebrar tempos passados

2016 feira saloia1

A quarta edição Feira Saloia da Vila da Lourinhã está de regresso nos dias 1 e 2 de Junho ao centro da vila tendo como objectivos, uma vez mais, dinamizar o comércio local bem como o artesanato, doçaria tradicional e a cultura da freguesia. O comércio volta a estar aberto à noite e o programa contará com gastronomia com ‘adegas’ e tasquinhas, doçaria tradicional artesanato, mostra de ofícios antigos (oleiro, cesteiro e modista) e uma quinta pedagógica. Quanto à animação está prevista a actuação de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, música popular, teatro de rua (com interacção com os visitantes), havendo ainda espaço para jogos tradicionais, animação infantil e um carrossel artesanal.

Com organização da UFLA - União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, estão inscritos 40 comerciantes, 70 artesãos e 10 espaços de doçaria, com os participantes vestidos com trajes da época, assim como as montras das lojas estarão decoradas com a temática do certame. Foram convidadas a associar-se à feira diversas associações da freguesia, nomeadamente a AMAL, a AMA - Atalaia, GEAL - Museu da Lourinhã, ZS - Grupo Desportivo Zambujeira e Serra do Calvo, Rancho Folclórico As Moleirinhas do Seixal, Academia Sénior da Centro Paroquial Lourinhã e Hóquei Clube da Lourinhã. Outras iniciativas poderão ser promovidas e dinamizadas pelos comerciantes e empresários que serão divulgadas na página da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, em www.lourinhaatalaia.pt, e no facebook.com/feira.saloia.lourinha.

São várias artérias da vila onde a Feira Saloia vai estar em funcionamento: Praça D. Lourenço Vicente, Rua João da Silva Marques, Praça Marquês de Pombal, Avenida dos Bombeiros Voluntários, Rua Heliodoro Salgado, Rua Miguel Bombarda, Rua João Luís de Moura, Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro e Rua da Misericórdia. O executivo da junta de freguesia conta, para o efeito, com o apoio do Município da Lourinhã, Museu da Lourinhã, comerciantes e empresários da vila da Lourinhã e associações.

Em comunicado remetido ao ALVORADA, a UFLA destaca que este evento pretende recordar o princípio do século passado, na vila da Lourinhã, onde a população ia vender e comprar os seus produtos: “Nessa época, o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação, sendo a vila do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade. Artesãos que mostravam os seus trabalhos, bancas de comércio e saltimbancos que animavam as ruas, a Freguesia de Lourinhã e Atalaia pretende fazê-lo reviver esta época e vivenciar durante o evento”.

O programa oficial da Feira Saloia da Vila da Lourinhã é o seguinte:

Sábado, 1 de Junho: Inauguração da Feira Saloia com a presença das personalidades e instituições convidadas e arruada pelo percurso do certame a partir das 11h00. Abertura da Exposição de Bicicletas Antigas e Exposição de Carros Antigos; Grupo Concertinas do Oeste (que fará uma arruada pela feira); Gaiteiros da Freiria (que fará uma arruada pela feira); acordeonista Nuno Fonseca (Rua Sá Carneiro); Grupo de Cavaquinhos de Zambujeira e Serra do Calvo (que fará uma arruada pela feira); Concerto da Banda Filarmónica da Associação Musical da Atalaia (21h00 no palco principal); Rancho Folclórico ‘Flores de Maio’ - Reguengo Grande (22h30 no palco principal). Encerramento às 24h00.

Domingo, 2 de Junho: Gaiteiro Valter Santos (que fará uma arruada pela feira) a partir das 11h00; Grupo Cantares de Zambujeira e Serra do Calvo (que fará uma arruada pela feira a partir das 14h00); Concerto da Banda Filarmónica da Associação Musical e Artística Lourinhanense (15h30 no palco principal); Rancho Folclórico ‘As Moleirinhas’ - Seixal (17h00 no palco principal); Encerramento às 19h00.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)