Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Vimeiro recria este fim-de-semana acampamento da época das Invasões Francesas

Batalha do Vimeiro

O Vimeiro é palco, este sábado e domingo, do ‘Fim-de-Semana de Acampamento Militar’ que vai recriar o ambiente de um acampamento da época das Invasões Francesas. Trata-se de uma actividade que integra a Agenda Cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e que este ano comemora os 250 anos do nascimento de Napoleão Bonaparte e de Sir Arthur Wellesley, Duque de Wellington.

Animação musical, jogos tradicionais, gastronomia da época e demonstrações militares são apenas algumas das actividades deste acampamento que tem início às 16h00 horas de amanhã. Do programa do primeiro dia destaca-se uma demonstração de gaita-de-foles, um jantar de campo e muita animação musical com a presença de artistas populares e do Grupo de Danças Históricas da Batalha do Vimeiro que dinamizará um Baile Oitocentista. No dia domingo, o recinto abre às 12h00 e terá lugar um almoço de campo, um ‘workshop’ de danças inglesas da época e uma apresentação de dança.

Ao longo dos dois dias, a associação que dinamiza o Grupo de Recriação Histórica vai promover desfiles de tropas em ordem unida, mostra do funcionamento das armas da época e actividades de instrução militar.

Para o vereador João Serra, da Câmara Municipal da Lourinhã - que organiza este evento com a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro -, “estas iniciativas permitem não apenas recordar e homenagear momentos de grande importância da História de Portugal, mas também promover a Lourinhã como um município dinâmico e de visita obrigatória”.

Esta acampamento visa promover a ‘Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro e Mercado Oitocentista’, evento que terá lugar em Julho no local em que ocorreu o fim da primeira ocupação napoleónica em Portugal, onde será recriado todo o ambiente da época das Invasões Francesas, proporcionando aos visitantes uma viagem no tempo até este período histórico.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados