Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

III ‘Oeste Retro Games Festival’ realiza-se na Lourinhã a 13 e 14 de Abril

Oeste retro games festival

A terceira edição do ‘Oeste Retro Games Festival’, evento dedicado ao mundo dos videojogos, vai decorrer a 13 e 14 de Abril no pavilhão polidesportivo da Lourinhã, junto ao Estádio Municipal. Trata-se de uma iniciativa da ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã e Game Factury com o apoio do Município da Lourinhã. Segundo revelou esta terça-feira em comunicado a organização, serão mais de 2.000 m2 de exposição com actividades, competições de ‘gaming’, postos de experimentação de videojogos, ‘craft’s’, ‘pop figures’ e ‘merchandising’. O evento terá seis segmentos: ‘RetroGaming’, ‘Gaming Competitivo’, ‘Indie Games’, ‘Boardgames’, ‘Cosplay e ‘YouTubers’. Os bilhetes têm o custo de dois euros e são válidos para ambos os dias mas as crianças até cinco anos, inclusive, têm entrada gratuita. O certame estará aberto ao público no sábado entre as 10h00 e as 21h00 e, no domingo, entre as 10h00 e as 19h00.

Na área ‘RetroGaming’ vão estar presentes referências nacionais que vão encher o salão de itens a adquirir ou, apelando à nostalgia, relembrar os jogos de outrora. Trata-se, segundo os promotores, do “local ideal para que pais e filhos se juntem nas ‘Arcades’, ‘Bar top’s’, ‘Pinball’ ou à volta de consolas de todas as gerações, que irão estar disponíveis para muitas horas de diversão, convívio e partilha”. Os visitantes poderão também encontrar colecionadores de ‘retro games’ disponíveis para troca de ideias e experiências.

Já no ‘Gaming competitivo’, mais uma vez, as perícias de jogo vão ser postas à prova com torneios de C’ounter Strike Global Offensive’, ‘League of Legends’, ‘Fortnite’, ‘Rocket League’ e ‘Earthstone’ que vão estar na arena do certame. Também serão realizados mini-torneios de ‘Mortal Kombat’, ‘Street Fighter’, ‘King of Fatal Fury’, ‘Dragon Bal’l, entre outros. Quanto ao ‘Indie Games’, os criadores de jogos nacionais vão estar presentes e partilhar o melhor que o ‘Game Developing’ nacional tem para oferecer.

Em relação aos ‘Boardgames’, vão ganhar vida com a ‘Mindsculpt’ no Oeste Retro Games Festival e, com eles, três apuramentos para os torneios nacionais de ‘Magic’, ‘Catan’ e ‘Carcassonne’. Diversos jogos de tabuleiro irão estar disponíveis para experimentação dos participantes do evento, bem como técnicos de ‘boardgaming’ para os acompanhar nestas aventuras, entre outras actividades para públicos de todas as idades.

Será ainda possível conhecer a Liga Steampunk através dos mais famosos ‘boardgames’ como ‘Mysterium’, ‘Betrayal at House on The Hill’, ‘Love Letter’, ‘Munchkin Steampunk’, ‘Coup’, ‘Mascarade’, ‘Steampunk Cards Against Humanity’, A Ilha Proibida,’ Guilloutine’,’ Legendary Inventors’ e muitos outros que irão entreter todos participantes, dos mais miúdos aos mais graúdos.

No ‘Oeste Retro Games Festival’ será também possível conversar com alguns ‘cosplayers’ nacionais como a ‘The Forge cosplay’, ‘Sander’, ‘Miki Sukimura’, entre outros. E, se é ‘cosplayer’, poderá levar o seu ‘cosplay’ e inscrever-se no torneio ‘best cosplay’. Durante o evento poderá encontrar diversos ‘YouTubers’, entre os quaisRetro Raide eRetro St, referências internacionais ‘doretrogamin’, ou generalistas como ‘Cunhamor’. Ainda poderá encontrar actividades radicais e actuações da cultura pop, bem como stands de ‘street food’, que ajudarão a manter a energia num evento repleto de acções.

Texto: ALVORADA