Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Produtos com selo ‘Marca Lourinhã’ concorrem às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’

7 maravilhas doces lourinha

O Município da Lourinhã submeteu a inscrição de sete produtos com o selo ‘Marca Lourinhã’ a mais uma edição do programa ‘7 Maravilhas de Portugal’, promovido pela RTP, e que este ano é dedicado ao melhor que se faz na doçaria tradicional portuguesa. Intitulado ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’, o programa e a sua organização destacam como factores distintivos o produto endógeno, a marca da terra, a preservação da qualidade dos ingredientes, promovendo assim a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições.

Foi com base nestes critérios que a autarquia lourinhanense inscreveu neste concurso os seguintes produtos: Pão-de-ló de Miragaia - categoria Doces de Território, produzido por Ana Luzia Ferreira; Areias Brancas - categoria Bolo de Pastelaria, produzido por Casa das Areias Brancas; Pastéis de Aguardente da Lourinhã - categoria Bolo de Pastelaria, produzido por Padaria Pastelaria Lourinius; Broinhas de Abóbora - categoria Biscoitos e Bolos Secos, produzido por Eulália Ferreira / Abóbora& Maçã’S; Pêra Rocha do Oeste em Calda de Aguardente DOC Lourinhã - categoria Doces de Frutal e Mel, produzido por Frutomania, Ldª/Pêras & Companhia; Doce de Abóbora - categoria Doces de Frutal e Mel, produzido por Casa de Doces e Licores da Thelma; e Bombom de Aguardente DOC Lourinhã - categoria Doces de Inovação, produzido por Doce Lourinhã.

Em comunicado, a edilidade informa que a inscrição dos produtos ‘Marca Lourinhã’ está agora sujeita a uma primeira avaliação do Painel de Especialistas, que vota para escolher os 21 doces de cada distrito ou região autónoma, num total nacional que pode atingir os 420 doces. A lista dos 21 candidatos por distrito é tornada pública entre até ao próximo mês. Depois de fixada esta lista, o Painel de Especialistas faz nova votação, para reduzir a selecção a sete doces por distrito ou região autónoma, e serão esses os apresentados para votação do público, a partir de Julho e ao longo de 10 semanas consecutivas, nos 20 programas transmitidos em directo pela RTP1.

Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os embaixadores do projecto, enquanto anfitriões das três galas televisivas, a emitir em horário nobre da RTP1 e na RTP Internacional. Este ano, o formato reinventa-se, com um Grande Júri, eliminatórias distritais, duas semifinais e uma Grande Final a 7 de Setembro.

Os sete doces da Lourinhã inscritos neste concurso estão ainda em destaque desde quarta-feira e até domingo na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, num balcão dedicado ao concelho inserido no stand da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Este evento, que decorre na FIL - Feira Internacional de Lisboa, abre ao público em geral a partir desta sexta-feira, às 17h00, prolongando-se até às 20h00 de domingo.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados