Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

ADL revelou nomeados para a X Gala das Distinções que vai decorrer no dia 23 no auditório da AMAL

gala adl 2018

São já conhecidas as nomeações da ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã para a Gala Distinções pelo Desenvolvimento Local 2019 que está agendada para o próximo dia 23, sábado, no auditório da AMAL - Associação Musical e Artística Lourinhanense, a partir das 21h00 (a foto diz respeito aos galardoados da última edição).

Ao fim de dez anos em que as distinções se realizaram com a mesma metodologia, a direcção da ADL edição fez algumas alterações ao processo deste ano, nomeadamente a substituição das categorias ‘Publicação e Responsabilidade Social’ por ‘Lourinhanenses no Mundo’ e ‘Startup’. Por outro lado, as nomeações são feitas pela direcção da ADL e as entidades parceiras farão a votação final para a escolha dos vencedores em cada categoria. A votação será feita por voto secreto na Gala das Distinções.

Os nomeados para as nove categorias da edição deste ano são os seguintes:

Categoria: Ambiente

Município da Lourinhã (em 2018 promoveu a instalação de 15 centrais fotovoltaicas para produção de energia em edifícios municipais. Com uma potência instalada de 456 kw responsáveis pela produção de 800.000 kwh/ano, o que equivale ao consumo de 350 habitações e corresponde a uma redução de emissões de cO2 de 790 toneladas).

Valorsul (Projecto ‘Compostar - outra forma de reciclar’ - em 2008 desenvolveu no concelho da Lourinhã este projecto que consistiu na realização de 12 sessões de sensibilização em todas as freguesias e na distribuição de 223 compostores domésticos).

José Cruz (pela criação, organização e desenvolvimento de percursos pedestres que dão a conhecer a paisagem e as histórias do concelho da Lourinhã. Em 2018 realizou quatro rotas: a Rota da Aguardente da Lourinhã, em Miragaia; A Costa dos Naufrágios na Peralta; Nos Passos de Pedro e Inês no Moledo; e a Costa dos Piratas na Areia Branca. Todas com grande divulgação e promoção a nível nacional no ‘website’ da Green Trekker).

Categoria: Associativismo e Voluntariado

Sociedade Lírica Moitense e Freguesia da Moita dos Ferreiros (pela realização da actividade ‘Roda do Milho’ integrado no Festival Papas de Milho, que em 2018 recriou todas as etapas da produção do milho começando em Maio com a sementeira, em Junho com a sacha, em Setembro com o corte da bandeira e terminando em Outubro com a desfolhada. Todas as etapas contaram com a participação da comunidade que recriaram os trajes e o ambiente de outros tempos).

Associação de Pais e Amigos AcroEnigmas (esta associação foi criada em 2018 para garantir a defesa dos interesses dos seus atletas, promovendo iniciativas de angariação de fundos para a realização das suas actividades. Em 2018 participou em quatro actividades de angariação de fundos que permitiu financiar 20% dos custos de deslocação da equipa à Bélgica. Dinamizou activamente a campanha pelo projecto do Hóquei Clube da Lourinhã ao Orçamento Participativo).

Missão Arco íris (associação de apoio e promoção à inclusão de crianlas com anafilaxia, constituída na Lourinhã em 2018, que promove acções de sensibilização em todo o país com o apoio de uma equipa médica especializada. Em 2018 realizou 44 sessões de esclarecimento em 23 escolas e centros de saúde do continente e ilhas).

Categoria: Desporto

Alberto Marques e José Dantas (pela organização do Troféu dos Dinossauros que, em 2018, integrou as provas Trail dos Dinossauros em Fevereiro e o Trail da Aguardente em Setembro, e pela organização do Ultra Trail das Cesaredas em Outubro. As três provas contaram com a presença de mais de 1000 atletas e respectivas famílias. Com esta iniciativa trouxeram uma nova modalidade ao concelho e os vídeos produzidos tornaram-se num excelente cartão de visita da Lourinhã com mais de 8.000 visualizações).

Francisco Martins (atleta lourinhanense que após um acidente de trabalho, do qual resultou a amputação de parte de uma perna, se dedicou ao paraciclismo. Em 2018 foi vencedor da Taça de Portugal de Paraciclismo na categoria C3 e vice-campeão no contra-relógio na categoria C3).

Matilde Ferreira (atleta lourinhanense que iniciou-se no futsal no Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira e Serra. Em 2018 foi campeã nacional de juniores femininos pelo Sporting Clube de Portugal).

Categoria: Educação

Município da Lourinhã, Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e Agrupamento de Escolas da Lourinhã (no âmbito do programa integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da região Oeste ‘Aluno ao Centro’, o Município da Lourinhã em parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho promoveu a 11 e 13 de Setembro, a primeira edição das Jornadas de Educação - Lourinhã 2018. Destinado a toda a população escolar - professores, auxiliares e encarregados de educação - estiveram presentes em cada sessão cerca de 400 pessoas, onde se debateu o futuro da educação com destaque para os temas ‘Escola Positiva’ e ‘Parentalidade Positiva’).

Escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira (em 2018, a Biblioteca Escolar deste estabelecimento de ensino dinamizou o projecto ‘Um livro sempre à mão’ que tem como objectivo criar hábitos de leitura regulares, levando os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, a melhorar as suas competências de leitura e â integração da leitura como opção de lazer).

Projecto Microtecas - Moledo Acontece (projecto desenvolvido em 2018 pelo colectivo ‘Moledo Acontece’ com a criação de três microtecas na União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, que consiste na instalação de microndas e frigorífico no centro das aldeias, odne estão armazenados livros para recolha e entrega de outros, funcionando como pontos de incentivo à leitura e partilha de conhecimento).

Categoria: Empreendedorismo e Inovação

Portugal Surf Campers (apresentou em 2018 um novo conseito e modelo de negócio que disponibiliza o alugues de autocaravanas associadas a um pacote de vários roteiros pelo concelho e região).

Dino Parque da Lourinhã (em 2018 desenvolveu uma campanha de marketing com o Pingo Doce com projecção nacional e que colocou os principais órgãos de comunicação social a falar sobre a Lourinhã. Parte da receita desta campanha será aplicada em bolsas de investigação na área da paleontologia).

Ginásio Nova Era (em 2018 inaugurou as novas instalações na Avenida de Moçambique com 2000 m2, integrando novas modalidades, actividade de exterior e serviços incluindo spa e cafetaria).

Categoria: Lourinhanenses no Mundo

António Ângelo (lourinhanense natural do Toxofal de Baixo, emigrande na Suíça desde 1984. É presidente do Conselho Municipal de Versoix e, em 2018, trouxe à Lourinhã uma comitiva de autarcas suíços que ficaram a conhecer o concelho e a região, terminando com uma recepção com o Presidente da República).

Rogério Pereira, José Carlos Jerónimo, Carlos Rasteiro e António Pereira (Rogério Pereira e José Carlos Jerónimo, naturais da Zambujeira e emigrantes no Canadá, decidiram em 2012 ajudar o Grupo Desportivo Zambujeira e Serra do Calvo na construção do Centro de Dia e ATL. Começaram por organizar um jantar junto da Comunidade Portuguesa. Mais tarde juntou-se a eles Carlos Rasteiro e António Pereira e fundaram a Portuguese Cultural Home from Zambujeira e Serra Commuunities. Desde então todos os anos têm angariado verbas que muito contribuíram para que em 2018 se desse início à construção do tão desejado Centro de Dia e ATL da Zambujeira e Serra).

Jack Prazeres (natural da Pinhoa, emigrante no Canadá com uma história na comunidade extremamente importante. Recebeu o Prémio ‘Jubileu da Rainha’ e diversos prémios por uma liderança comunitária distinta, tanto no sector da construção civil como na comunidade luso-canadiana. Recebeu a Comenda da Ordem de Mérito de Portugal. É presidente da Lusa Canadian Charitable Society, instituição de solidariedade que apoia famílias com adultos com deficiência, grande parte deles portugueses ou luso-descendentes e que abriu o terceiro centro. Mais uma vez, em Outubro de 2018, realizou a 12ª gala de angariação de fundos para esta instituição).

Categoria: Música, Artes e Cultura

Município da Lourinhã (800 anos do Foral da Lourinhã: a aliança entre a arte e a promoção do conhecimento estiveram patentes no programa evocativo que celebrou a importância do foral como documento ‘fundador’ da Lourinhã. Para esse efeito, a CML realizou recriações históricas e concertos medievais, o lançamento de uma aguardente comemorativa, palestras, teatro, ‘workshops’, passeios, caminhadas e exposições que fizeram parte das comemorações da efeméride).

Diogo Picão (em 2018 lançou o seu álbum de estreia ‘Cidade Saloia’ que ele próprio descreve: “Gravado com músicos de várias nacionalidades, este disco espelha o meu interesse por vários estilos musicais e a influência das viagens na minha escrita, e na maneira de observar o mundo rural e citadino”. O álbum é composto por 12 canções autorais).

T’AMAL (pela encenação na peça ‘Maria do Ó’ que em 2018 foi representada em vários locais do concelho: Moita dos Ferreiros, Zambujeira, São Bartolomeu dos Galegos e Escola Secundária da Lourinhã. Esta digressão concelhia mobilizou bastante público e proporcionou uma descentralização de actividades culturais, aproximando-se de novos públicos).

Categoria: Startup

Gil Fernandes (natural de Ribamar, em 2018 tornou-se o mais jovem ‘chef’ português num restaurante com estrela ‘Michelin’. Aos 28 anos assume a liderança da cozinha da Fortaleza do Guincho, restaurante distinguido com uma estrela ‘Michelin’ desde 2001).

Ana Rita Almeida (lourinhanense que em 2018 ganhou o Leão de Ouro ao participar nos ‘Young Lions’, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, em França, que decorreu entre 18 e 22 de Junho).

Guilherme Fonseca (surfista lourinhanense que em 2018, para além de ter sido segundo classificado na última etapa da Liga Meo, no Guincho, assinou um contrato de patrocinador com a empresa Noah até 2022, que o levará às melhores ondas do mundo - Havai, Indonésia, Nicarágua, etc - com o objectivo comum de ir ao Mundial de Surf).

Categoria: Turismo

Município da Lourinhã (‘Sons da Areia’: em 2018 decorreu a primeira edição deste Festival de Verão que se realizou na Praia da Areia Branca, durante dois dias, com um cartaz de artistas nacionais. Assume-se como um marco na programação de Verão, sendo mais um atrativo turístico para a Praia da Areia Branca).

Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (em 2018, integrado nas comemorações da Batalha do Vimeiro, encenaram e protagonizaram a ‘Recreação Histórica da Batalha do Vimeiro’ - combate nocturno - que contou com 250 participantes e mobilizou milhares de visitantes).

Dino Parque da Lourinhã (em 2018 abriu o maior parque temático de dinossauros do nosso país. Com um objectivo inicial de 200 mil visitantes, no primeiro ano ultrapassou largamente este número, tendo terminado o ano com 350 mil visitas, evidenciando a sua vocação turística de âmbito regional e nacional).

A gala decorrerá no formato dos anos anteriores com a diferença de que a votação será feita na própria gala (anteriormente era feita em reunião de direcção da ADL). A apresentação estará a cargo dos lourinhanenses Erica Cardoso e Artur Simões.

A Gala das Distinções é um evento anual que visa premiar com um galardão de mérito por categorias, instituições, associações e personalidades do concelho da Lourinhã, que tiveram um desempenho relevante na comunidade durante o ano anterior. Para além de promover a excelência e a qualidade no concelho, a direcção da ADL pretende com esta iniciativa reconhecer e premiar o desempenho de entidades e personalidades que se destacaram na sua área de actividade, bem como homenagear entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do concelho da Lourinhã.

Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)