Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Município da Lourinhã vai abrir Gabinete de Apoio ao Emigrante

secretario de estado das comunidades

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, é esperado esta quinta-feira à tarde na Lourinhã para presidir à cerimónia de assinatura do acordo de cooperação entre a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Município da Lourinhã para a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE).

Segundo revelou esta quarta-feira a edilidade lourinhanense, numa nota enviada ao ALVORADA, a implementação do GAE na Lourinhã surge “após uma década em que o perfil migratório de Portugal alterou-se de forma significativa, com a crescente mobilidade dos cidadãos, tendo como consequência o aumento expressivo dos fluxos emigratórios e saída de cidadãos nacionais com mais qualificações”.

Os GAE têm como principal missão apoiar cidadãos que tenham estado emigrados, que ainda residam no país de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório. Estes gabinetes pretendem responder às questões inerentes ao regresso e reinserção em todas as suas vertentes: social, jurídica, económica, investimento, emprego e estudos, entre outras.

Há estudos que reflectem ainda que a maioria dos portugueses regressa à freguesia de onde partiram e que, desta forma, “o envolvimento do Poder Local tem um papel decisivo e relevante na prossecução dos objectivos deste Protocolo de Cooperação”, destaca ainda a autarquia.

“O Município de Lourinhã sempre verificou um elevado índice de emigração, facto com claros reflexos na sociedade e na economia local, e por isso o surgimento do GAE não é mais que uma resposta à realidade do território”, conclui a edilidade.

A sessão de assinatura deste protocolo de cooperação está agendada para as 18h00 no Salão Nobre dos Paços do Município e, para além do representante do Governo, contará ainda com a presença, em representação da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, da directora de serviços Rosa Campizes.

Fotografia: Direitos Reservados