Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Conferência ‘Lourinhã na Grande Guerra (1914-1918)’

Fotografia: Sofia de Medeiros

grandeguerra

Foram 121 os homens lourinhanenses que integraram o Corpo Expedicionário Português enviado para África e França entre 1914 e 1918 durante o conflito da I Guerra Mundial. Deste universo de habitantes do concelho, o Arquivo Municipal da Lourinhã conseguiu identificar que, dos 121 combatentes, que foram mobilizados para a Grande Guerra, três foram para África (Angola e Moçambique) e 118 para França.

Segundo o técnico superior do Município da Lourinhã e responsável pelo Arquivo Municipal, através da pesquisa no Arquivo Histórico Militar de Lisboa foi possível obter alguns dados desses combatentes, nomeadamente o nome, filiação, naturalidade, residência, data e local de embarque para a guerra e data e local de desembarque.

No âmbito da conferência ‘Lourinhã na Grande Guerra (1914-1918)’, que decorreu a 27 de Outubro, no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, João Filipe Venâncio Leitão referiu que só conseguiram identificar cinco casos de morte: um em combate e os outros por doença (febre tifoide, paludismo, peritonite e tuberculose).

Mais informação na edição impressa do jornal ALVORADA