Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Colónia de férias trouxe jovens ao concelho

Fotografia: Sofia de Medeiros/Jornal ALVORADA

coloniaferias

Um grupo de 50 crianças de uma colónia de férias passou pelo nosso concelho entre os passados dias 4 e 8, tendo ficado alojado nas instalações da Casa Pia de Lisboa, na Praia do Areal. Ao longo da semana foram várias as actividades desenvolvidas com destaque para a acção ‘A Tua Pegada Ecológica’ que consistiu na recolha de plásticos e cigarros nesta praia do concelho da Lourinhã.

A colónia de férias, promovida pela ASOL - Associação Solidária Oriental de Lisboa e a empresa local de animação turística ‘Ideias Aventura’, destinou-se a um grupo de meia centena de crianças ucranianas e nacionais integradas na sociedade portuguesa, algumas já nascidas no nosso país. A actividade que, segundo a organização foi a que mais se enquadrou nas preocupações actuais de consciência ambiental, consistiu numa campanha de limpeza da praia, com particular incidência na recolha de plásticos e cigarros, “elementos tão nocivos à fauna marítima e que estão a causar impactos muito negativos à escala global”, revelou ao ALVORADA Miguel Dias, responsável da empresa lourinhanense.

Esta iniciativa contou com a colaboração dos serviços de limpeza do Município da Lourinhã que forneceu os meios necessários e com uma palestra focada nesta temática dada pelo sub-director da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Sérgio Leandro, que explicou aos jovens os problemas inerentes para o futuro das espécies e para a sustentabilidade dos oceanos e do meio ambiente. Segundo Miguel Dias, “pensamos ser muito importante promover junto dos mais novos e da população em geral, este tipo de acções de consciencialização e problemas, pois assim estaremos a dar a conhecer às novas gerações os reais problemas que estamos a passar, para que assim eles possam ajudar a mudar atitudes e comportamentos”.

Para além de visitas guiadas ao Museu da Lourinhã e Dino Parque da Lourinhã, ao longo da semana, os jovens participaram em diversas actividades, nomeadamente, em aulas de surf, torneios de mini-golfe, baptismo de voo cativo em balão de ar quente (junto à Praia do Areal), observação do sobrevoo de aeronaves e, no final, foi preparada uma festa de encerramento com danças, cantares e gastronomia ucranianos, no palco junto à foz da Praia da Areia Branca.