Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Bombarral acolhe este domingo o Encontro de Cristãos do Oeste

Teatro Eduardo Brazao

O Núcleo de Diálogo Social da Fundação João XXIII através da Plataforma de Diálogo e Intervenção Social da Acção Católica do Oeste do Patriarcado de Lisboa, promove, no domingo, o Encontro de Cristãos do Oeste, no Teatro Eduardo Brazão, em Bombarral. Com o tema global ‘Ser Cristão no Século XXI - Desafios para o Oeste’, esta iniciativa propõe, segundo a organização, a análise dos “grandes desafios actuais que exigem a participação activa e empenhada de todos os cristãos, designadamente naquelas áreas da educação e formação, da produção agrícola e alimentação e das novas vivências da espiritualidade”. Ao longo do dia pretende-se abordar “novos caminhos/desafios de participação e intervenção cívica no Oeste numa perspectiva cristã, na linha das propostas da Encíclica «Laudato Sí» e da Exortação Apostólica aos Jovens e a todo o Povo de Deus, ‘Cristo Vive’”, refere a nota da organização.

No encontro, durante a manhã, vão ser apresentadas, simultaneamente, em sessões parciais e partilhadas, vivências, formas de actuar e outros caminhos nas áreas da educação e formação, da agricultura e alimentação e de novas vivências da espiritualidade. Com início às 10h00, a sessão ‘Educação/Formação - Tendências’ decorrerá no auditório municipal e será moderada por António Joaquim Quitério, tendo como intervenientes António José Correia (Fórum do Mar) e Paulo Santos (Associação Enraizar - Escola Waldorf). A outra sessão, ‘Agricultura e Alimentação - novos caminhos’, terá lugar no Teatro Eduardo Brazão e será moderadora por Ana Cristina, tendo como intervenientes Jorge Ferreira (Coopstec), Lanka Horstink (Associação Ecologista GAIA) e a nutricionista Rita Teixeira. ‘Espiritualidades - novas formas de vivências’ é o tema da sessão que vai realizar-se numa sala do Palácio Gorjão. Contará com a moderação de Jorge Wemans (Jornal Online 7Margens) e com a participação de Rita Veiga (Rede Casa Comum) e Rui Grácio (frei Dominicano). Segue-se um período de debate.

O programa da parte da tarde, no Teatro Eduardo Brazão, começará com um pequeno concerto musical com o Quarteto Estillus, seguindo-se um painel intitulado ‘Ser cristão no século XXI’, com a presença de personalidades com raízes ou intervenção, na região Oeste, na educação, ambiente, agricultura e pescas, a cultura na autarquia ou na dimensão social. Com início às 15h15 e moderado pelo psicólogo Avelino Pinto, está agendada a intervenção de Rui Pedrosa (presidente do Instituto Politécnico de Leiria - Educação), Lacerda da Fonseca (director regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo - Ambiente, Agricultura e Pescas), Hélder Sousa Silva (presidente da Câmara Municipal de Mafra -  o papel da autarquia na promoção da cultura e Maria Engrácia Leandro (socióloga, a dimensão social). Pelas 17h15 está agendada a actuação do ‘Cottas Club Jazz Band’ e o encerramento do encontro, às 18h00, com a eucaristia.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados