Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

ExpoLourinhã foi inaugurada ao fim da tarde desta quarta-feira pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias

Expolourinha 2019 2

Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, convidado este ano para presidir à abertura da ExpoLourinhã, elogiou o certame durante a sessão de abertura realizada no Pavilhão José António dos Santos do Hóquei Clube da Lourinhã. O governante sentiu-se honrado pelo convite e destacou a parceria existente entre duas instituições para levar por diante esta organização. “É um bom sinal porque os actores e agentes locais cooperam e têm capacidade de dar escala e contribuir para que aquilo que fazem pode chegar mais longe e a mais pessoas”, louvando também o papel dos empresários ao longo dos últimos anos porque “são a força motriz, em grande medida, da criação de emprego, do investimento e das exportações. São uma mola fundamental para o desenvolvimento do país”. Para Eurico Brilhante Dias, a região Oeste vive hoje melhor do que há cinco anos, tem menos desemprego e mais exportações. “Tem alguns sectores que continuam a ser referência nacional e internacional. É uma região com grande peso no sector agroalimentar, em particular no sector primário, onde nós - desde o México ao Brasil - procuramos resolver pequenos problemas que permitam que aumentar as exportações do sector agrícola”. Evidenciou, também, o sector transformador agroindustrial de grande qualidade que nos permite ter hoje uma balança comercial mais favorável, a par da importância do turismo que o Oeste possui no panorama nacional.

Filomena Frade, presidente da direcção da ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã e do Município da Lourinhã, sublinhou na ocasião que a novidade deste ano é a organização partilhada com o Município da Lourinhã. “Esta parceria pretende alavancar o crescimento do certame, tirando partido das sinergias e mais-valias de cada um dos parceiros e assegurar o futuro de continuidade, correspondendo às expectativas dos empresários e empreendedores do concelho”, destacou a dirigente associativa. A ExpoLourinhã alargou-se este ano para novos espaços, acolhendo novos participantes e ocupa uma área de 18.000 metros quadrados, com 165 empresas e artesãos, 50 associações e instituições, 20 formações musicais que asseguram o cartaz de animação, dinamizado maioritariamente por artistas do concelho. A organização assegurou mais de 80 patrocinadores. “É este envolvimento que permite o sentimento de unidade e esforço colectivo em torno da ExpoLourinhã”, frisou Filomena Frade. Destacou ainda que desta forma “é possível encontrar uma mostra muito representativa da dinâmica económica, empresarial e associativa do concelho, não esquecendo as ligações regionais e internacionais através da participação das vilas geminadas”.

Já o presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho, disse que este é o resultado das parcerias mantidas com as instituições do concelho, como é o caso da ADL, permitindo desta forma a realização deste certame. “Mais do que uma mostra do tecido económico, social e cultural do concelho, a ExpoLourinhã é um evento que celebra a rede de parceiros do nosso território”, agradecendo ainda a presença das representações dos municípios geminados de Deuil-la-Barre (França) e Bad Liebenzell (Alemanha). O autarca sublinhou que se o certame está este ano maior fica a dever-se “porque a procura assim o exigiu e porque a expectativa das pessoas assim o obrigou. E este crescimento só é possível porque é reconhecida a capacidade de atracção do evento por parte dos empresários, locais e regionais, mas também a capacidade e dinâmica da equipa que está por detrás de toda esta organização”. João Duarte Carvalho não tem dúvidas em afirmar que a ExpoLourinhã “é um evento de referência na região Oeste” e que “reflecte o melhor que se faz no concelho, mostrando que temos capacidade e qualidade para atrair o investimento. O sucesso dos empresários é o sucesso do concelho da Lourinhã”.

O certame, que decorre até domingo, encerra hoje às 24h00 mas a animação estende-se até às 2h00 da madrugada.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA