Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Lourinhanense Ana Jorge é a nova directora da Faculdade de Teologia

ana jorge católica

A lourinhanense Ana Maria Jorge é primeira mulher e primeira leiga que vai dirigir a Faculdade de Teologia da Universidade Católica. A nomeação, como é habitual para o departamento daesta universidade portuguesa, teve de ser aprovada pelo Vaticano.

Segundo a Rádio Renascença, a aprovação já chegou, tornando efectivo um lugar que até agora era provisório: Ana Jorge estava a exercer o cargo de forma interina desde a nomeação episcopal de D. José Tolentino Mendonça que foi escolhido pelo Papa para dirigir o Arquivo e a Biblioteca do Vaticano em Roma. É a primeira vez da história que não é um padre ou bispo a liderar a instituição responsável por formar a maioria dos padres católicos portugueses.

Ana Maria Jorge é natural do Vimeiro e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e é doutora em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina. A nova responsável pela Faculdade de Teologia tem lecionado e feito carreira académica sobretudo na área de História da Igreja e História do Cristianismo.

A Universidade Católica Portuguesa, que tem presentemente como reitora Isabel Capeloa Gil, foi fundada em 1967 pelo Decreto Lusitanorum Nobilissima Gens da Congregação Romana da Educação Católica. Depois da Faculdade de Filosofia de Braga, já em funcionamento naquela cidade desde 1947, abre em 1968, em Lisboa, a Faculdade de Teologia. 

O Magno Chanceler da Universidade Católica, é, por inerência, o Patriarca de Lisboa, que objectiva promover a actividade científica, o progresso do conhecimento da fé e o aprofundamento evangélico da vida cristã no seio da UCP. Tem também o dever de apresentar o reitor para nomeação à Congregação da Educação Católica, presidir ao Conselho Superior, nomear os vice-reitores, presidentes de Centros Regionais e directores de unidades básicas, entre outras responsabilidades.

Esta instituição do ensino superior tem como visão uma universidade na produção global de ciência para o bem comum e na educação dos estudantes de hoje para os desafios de amanhã. Como missão pretende servir o país através de uma investigação inovadora e um ensino de excelência de vocação internacional, orientando-se para a sustentabilidade, no espírito que preside à formação humanista cristã.

Fotografia: Direitos Reservados