Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Parque dos Dinossauros da Lourinhã no ‘Vê Portugal - 6.º Fórum de Turismo’ do Turismo Centro de Portugal

Forum Turismo Centro de Portugal

O Dino Parque da Lourinhã é um dos temas que estará em destaque no ‘Vê Portugal - 6.º Fórum de Turismo’ que o Turismo Centro de Portugal vai promover na cidade de Castelo Branco nos dias 21 e 22 de Maio. Luís Rocha, director-geral da PDL - Parque dos Dinossauros da Lourinhã, é um dos oradores convidados e vai intervir no painel ‘ADN de projectos vencedores - diferenciar para ganhar’. Terá ao lado, entre outros, a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, que falará sobre o sucesso dos Passadiços do Paiva.

Estão também, entre os oradores convidados, dois responsáveis oestinos: António José Correia, ex-Presidente da Câmara Municipal de Peniche e director da Fórum Oceano, para falar sobre o projecto ‘Estações Náuticas’, assim como Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, para intervir sobre o ‘Surf Nazaré’. Ambos participam no painel ‘Turismo na Orla Costeira - Activos Diferenciadores’.

O Turismo Centro de Portugal - organismo que representa 100 concelhos entre os quais os 12 do Oeste - apresentou esta segunda-feira, em Lisboa, as mais recentes novidades no programa desta edição do ‘Fórum Vê Portugal’, que se realiza anualmente, que junta especialistas de várias áreas para uma discussão mais abrangente sobre o presente e o futuro do turismo interno. Castelo Branco sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria e Guarda, as capitais de distrito que acolheram as edições anteriores.

Entre as novidades hoje anunciadas, destacam-se a introdução de dois oradores convidados, na qualidade de ‘keynote speakers’, que irão apresentar dois temas particularmente relevantes para a área do turismo interno. São eles Luís Marques Mendes (Conselheiro de Estado e ex-presidente do PSD), que irá falar sobre o binómio ‘Portugal Para Viver/ Portugal Destino Turístico’, e o torriense Carlos Miguel (ecretário de Estado das Autarquias Locais) com uma intervenção sobre os efeitos no Turismo da Lei-Quadro da Transferência de Competências para as Autarquias Locais e Entidades Intermunicipais.

O Fórum Vê Portugal garantiu também a presença de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, como moderador do painel que encerrará o encontro, com o tema ‘Promoção Turística Nacional - que Modelo?’. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, está igualmente confirmado na Sessão de Abertura, assim como a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, na Sessão de Encerramento.

Ao longo dos dois dias do ‘Fórum Vê Portugal’, num encontro que terá lugar no Cine-Teatro Avenida, serão sete painéis preenchidos com especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação actual do turismo interno. ‘Turismo Cinematográfico - o Cinema ao Serviço do Turismo’, ‘Turismo 4.0 - Portugal, Hub de Inovação Digital’, ‘PROVEREs - Estratégias de Valorização e Promoção’, ‘ADN de Projectos Vencedores - Diferenciar para Ganhar’, ‘Turismo no Interior do País - Activos Diferenciadores’, ‘Turismo na Orla Costeira - Activos Diferenciadores’ e ‘Promoção Turística Nacional - que Modelo?’ são os temas que irão ser lançados ao debate. Durante os dois dias, os participantes poderão assistir a apresentações e conversas entre os protagonistas da área do turismo, desde dirigentes a empresários, passando por autarcas ou estudiosos nos temas em análise. Até ao momento, estão inscritos mais de 350 participantes.

Como já é hábito em edições anteriores, o Jantar de Gala ‘Vê Portugal’ será um dos momentos altos do programa, ocasião em que o Turismo Centro de Portugal irá homenagear personalidades que se destacaram no sector turístico nacional e regional. No Jantar de Gala serão também entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico ‘José Manuel Alves’, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projectos inovadores no sector do turismo com implementação na região, assim como os Prémios de Teses Académicas que incidam sobre o Centro de Portugal.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Turismo Centro de Portugal