Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Pêra rocha promovida em campanha publicitária num certame natalício em Paris

Pera Rocha ANP

Cativar o mercado francês para o consumo de pêra rocha é o grande objectivo da campanha publicitária que a ANP - Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha está a promover em Paris a partir desta sexta-feira e até 6 de Janeiro. A associação oestina, com sede no concelho do Cadaval, está a participar na grande feira natalícia na capital francesa, a ‘Magie de Noël aux Tuileries’, mesmo às portas do Museu do Louvre.

O anúncio publicitário em vídeo, de 15 segundos, que tem a variedade portuguesa de pêra como protagonista, é transmitido no ecrã gigante do certame. É transmitido quatro vezes por hora, num evento aberto ao público 12 horas por dia, ao longo de 39 dias. A ‘Magie de Noël aux Tuileries’ acontece no Jardim das Tulherias, situado na margem direita do rio Sena e frente à entrada do museu mais visitado do mundo, estendendo-se pela Avenida dos Campos Elíseos. A organização espera a visita de, pelo menos, 15 milhões de pessoas.

Para Domingos dos Santos, presidente da ANP, “esta é uma ocasião imperdível para mostrarmos a Pêra Rocha do Oeste aos consumidores franceses, mas também aos milhões de turistas estrangeiros que nesta época natalícia visitam Paris. Queremos, por um lado, dizer que já estamos presentes no mercado francês, onde esta variedade é conhecida como ‘pêra portuguesa’. E, por outro, pretendemos dar a conhecer o território natural deste fruto, os pomares do Oeste português”.

A ANP, em comunicado, revela que esta iniciativa acontece um mês depois de uma outra acção de promoção comercial ter posto nas ruas de Paris, durante uma semana, 340 ‘mupis’ com a pêra rocha em grande plano, também com o propósito de reforçar a diferenciação deste fruto exclusivamente português. ‘O sabor da pera portuguesa, Pera Rocha’ foi o ‘slogan’ da campanha, que tem agora novo capítulo, mas em formato vídeo. Com a região do Oeste em pano de fundo, o anúncio reforça o sabor e a frescura da pêra Rocha.

França é o quarto maior mercado de exportação de pêra rocha, tendo recebido mais de 13,4 mil toneladas deste fruto durante a campanha 2017/2018. Nesta época, a variedade portuguesa encontra-se à venda em algumas das maiores insígnias da Grande Distribuição presentes no mercado francês.

Esta campanha de promoção insere-se no projecto ‘Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos’, com o qual a ANP pretende aumentar a visibilidade internacional deste fruto e do seu país de origem. O objectivo é contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção no exterior e do melhor conhecimento dos mercados-alvo, estimulando a progressão da fileira na cadeia de valor. O projecto é cofinanciado pelo programa ‘Compete 2020’, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. O investimento global é de 430.902 euros, dos quais 85% são provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A ANP representa 86% da produção da pêra rocha em Portugal. Foi criada em 1993 para coordenar e incentivar uma política de qualidade para este fruto exclusivamente português e é a entidade gestora da denominação de Origem Protegida (DOP) ‘Pêra Rocha do Oeste’. Os associados estão distribuídos por vários concelhos do Oeste, nomeadamente no Bombarral, Cadaval e, também, na Lourinhã.

Texto: Paulo Ribeiro/Jornal ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados