Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Estatuto Editorial

1 - De acordo com o estipulado no Art.º N.º 2 da Lei n.º 2/99 de 13 de Janeiro, o Jornal ALVORADA publica o seu estatuto editorial

a) O Jornal ALVORADA é uma publicação periódica quinzenal, fundada em Novembro de 1960, na sequência de uma publicação similar já existente anteriormente com o nome de ‘Redes e Moinhos’ (criada em 5 de Setembro de 1954).

b) A propriedade do Jornal ALVORADA começou por ser do padre António Teixeira de Sousa, sendo director o padre António Pereira Escudeiro. A 20 de Março de 1962 passaria a ser propriedade da Sociedade Luz e Progresso, Lda.

c) Em Junho de 1987, a sua propriedade foi transferida para a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, sendo o actual director o Pe. Ricardo Miguel Sousa Franco.


2 - O Jornal ALVORADA é um periódico de informação e de cultura, sobretudo do concelho da Lourinhã, particularmente atento aos factos e problemas, à vida social, escolar, política, desportiva e recreativa, às expressões culturais do meio e da arte, e à história preferencialmente local.

3 - O Jornal ALVORADA, sendo de âmbito regional, pretende servir, não só o concelho da Lourinhã e os arredores, mas também os muitos assinantes que, residindo fora dele ou no estrangeiro (emigrantes), têm fortes laços de raiz e relacionamento com o concelho, por dele serem naturais.

4 - O Jornal ALVORADA, desde a sua criação, é um quinzenário regional de inspiração cristã, prezando pelo desenvolvimento integral e solidário dos seus leitores e das comunidades onde se insere. Estimula nas suas páginas o debate de ideias numa perspectiva de formação global do ser humano, procurando contribuir para formar uma autêntica opinião humanística.

5 - O Jornal ALVORADA, no respeito pela pessoa humana e sua dignidade, pretende aproximar os seus leitores dos assuntos de interesse regional e nacional. É receptivo à colaboração dos leitores desde que respeitem os princípios morais cristãos e decorrentes da própria lei.

6 - O Jornal ALVORADA considera ser requisito elementar da democracia e de uma comunidade aberta, a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente.

7 - O Jornal ALVORADA compromete-se a “respeitar os princípios deontológicos da Imprensa e a respeitar a ética profissional dos jornalistas de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos seus leitores, encobrindo ou deturpando a informação”.